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25 DE OUTUBRO DE 2011

Alunos da Guarda Mirim participam do Conheça o Legislativo


A convite do vereador e presidente do Legislativo Piracicabano, João Manoel dos Santos (PTB), cinqüenta e dois alunos da Guarda Mirim participaram na manhã de hoje (...)



EM PIRACICABA (SP)  

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A convite do vereador e presidente do Legislativo Piracicabano, João Manoel dos Santos (PTB), cinqüenta e dois alunos da Guarda Mirim participaram na manhã de hoje (25/10), no Plenário ”Francisco Antônio Coelho”, do Projeto “Conheça o Legislativo”.

A Associação Guarda Mirim Municipal de Piracicaba foi fundada em 21 de Abril de 1966, pelo Prefeito Luciano Guidotti e por representantes da Sociedade Civil como Rotary Club, Lions, Maçonaria, Juizado de Menores e Guarda Civil. A sua concepção surgiu através de Projeto de Lei em 1962, apresentado pelo Vereador Rubens Leite do Canto Braga.

A Guarda Mirim iniciou os seus trabalhos na sede da Guarda Civil em 1966, localizada na Rua Moraes Barros, nº 525. Nesta época os modelos dos padrões éticos e morais ensinados aos adolescentes eram da Guarda Civil, incluindo a disciplina, onde o Comandante Ciappina, adaptou o lema: “A disciplina é a base fundamental de todas as coisas, é a nossa base”, sendo o mesmo, utilizado até hoje.  Em 1979 foi criado o Departamento Feminino da Guarda Mirim, onde foram selecionadas 39 meninas e desde então a entidade passou a atender adolescentes de ambos os sexos.

No decorrer dos anos e com o surgimento de novas leis de garantia de direitos das crianças e adolescentes, a Entidade, se profissionalizou assim como as funções exercidas pelos aprendizes. Todos os aprendizes participam do programa de aprendizagem e freqüentam curso teórico profissionalizante na área de assistente administrativo e concomitantemente exercem a prática de aprendizagem em renomadas empresas da sociedade.

Em sua fala, o vereador que é o autor da propositura que criou o projeto em 2004, cumprimentou os presentes, fez uma breve explanação sobre a diferença entre os poderes, sempre frisando que o Poder Legislativo é o maior poder da democracia. Mostrou a todos alguns projetos de sua autoria que melhoraram a qualidade de vida dos piracicabanos, como o Elevar, o Moto Taxi e Moto Entrega e o das Anemias.

Depois explicou aos alunos, o objetivo do “Conheça o Legislativo” que é abrir um espaço alternativo para que a população - principalmente estudantes - tenham a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo Municipal, através de exposições, palestras, projeção de filmes e fotos, enriquecendo o conhecimento de cada um.

Na visita de hoje, os estudantes estiveram acompanhados pela psicóloga Ariane Zem e pela secretaria escolar, Vanusa Alves Raimundo. Segundo a psicóloga, a visita dos alunos é uma maneira de aumentar o conhecimento de cada um.  “É uma oportunidade de conhecer um pouco mais o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, estimular a participação política dos jovens, mostrar a realidade da política e a função de cada poder, e finalmente, reconhecer um espaço de participação e cidadania, através do acompanhamento dos trabalhos legislativos municipais”, finalizou.

Inicialmente, os alunos e professores ouviram a palestra do historiador Fábio Bragança  mostrando a herança portuguesa, as origens das Câmaras e a história da cidade de Piracicaba, utilizando-se de projeções, fotos e vídeos ilustrativos apresentando uma Piracicaba que quase todos não conheciam.

Na sequencia, o advogado Bruno de Oliveira, do Departamento Jurídico, explicou o que são os poderes constituídos, seus membros, suas diferenças, funções e a importância da Constituição.

O funcionário do departamento Legislativo, Sandro Silveira, explicou aos presentes as funções dos vereadores, o que é a lei, suas necessidades e quais as suas aplicações.

Finalizando a visita, foi realizada uma simulação de uma reunião ordinária onde foi discutido e votado o Projeto de Lei que proíbe o Bullying  em ambiente escolar.

“Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Ele se divide em duas categorias: bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o agressor em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O “bullying” é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem sua ocorrência entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo.

Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no “bullying” os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

 Na simulação da reunião ordinária onde foi discutido e votado o Projeto de Lei que proíbe o “Bullying”  em ambiente escolar; três alunos defenderam a aprovação do projeto e três foram contra. Na votação simulada, o projeto foi aprovado com três votos contrários.

Na formação da Mesa Diretora atuaram os estudantes: Nathalia Rodrigues (15 anos) - Presidente, Katharine Oliveira (16 anos) - Segundo Secretário e Mauricio Roberto Bernardo Júnior (16 anos) - Primeiro Secretário.

 

 

 

Menção Obrigatória

Texto: Rubens Fontão MTb: 20. 493

Fotos Digitais: Davi Negri MTb:20. 499

e Márcio Bissoli MTb:48.321



Texto:  Comunicação


Conheça o Legislativo João Manoel

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