
14 DE DEZEMBRO DE 2023
Nova coleção do Acervo Histórico da Câmara reúne atividades realizadas pelos parlamentares de Piracicaba entre os anos de 1991 a 2003
Dayane Soldan e Samara Lopes verificam negativos de fotografias entre 1991 a 2003
Em setembro de 1997, o vereador João Pauli protocolou o requerimento 1050, onde questionava o Executivo, sobre os cuidados veterinários dispensados aos cavalos alojados no Curral Municipal e se haviam sido feito exames em animais mortos. Também apontava que “bastava um rápido giro pelos arredores, não muito longe do Centro”, para ver inúmeros cavalos pastando ruas e avenidas.
Anos antes, em 1995, a vereadora Márcia Pacheco visitou o prédio do Museu “Prudente de Moraes”. Na ocasião, as fotografias de Fabrice Desmonts denunciam o estado de abandono, com móveis e livros amontoados. A visita resultou na moção de apelo 60, encaminhada ao secretário estadual de Cultura, solicitando verbas para solucionar a “crise estrutural” do espaço.
Em 1999, por conta de uma forte chuva que levou Piracicaba a decretar “estado de emergência”, o vereador João Leite de Oliveira visitou a avenida Armando de Salles Oliveira e, acompanhado do fotógrafo Davi Negri, registrou calçada e asfalto danificados, assim como quintal de casa e outdoor também atingidos. O caso virou reportagem no jornal Folha de São Paulo, tamanha repercussão.
São a partir de quase 600 itens na Série “Fiscalização e Assessoramento”, lançada pelo Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara que é possível fazer um recorte histórico de Piracicaba a partir de diferentes situações, regiões e anos. “As atividades dos vereadores registram a cidade partir do seu cotidiano”, diz Dayane Soldan, que supervisionou a estagiária Samara Nascimento Lopes no trabalho de digitalização e descrição das imagens.
As fotografias foram digitalizadas diretamente dos negativos, a partir de um scanner específico para realizar essa reprodução – o que não deixa, por si só, de ser um registro de época, que é anterior às máquinas digitais –, e estão divididas em grupos temáticos, separada por local e data da visita dos vereadores aos diferentes locais. São fotografias que permeiam os anos de 1991 a 2003.
“O que é muito interessante em observar é que, além das fotos, dos registros em imagens, temos também o registro das demandas, via protocolos de proposituras dos vereadores”, acrescenta Giovanna Fenili Calabria, chefe do setor.
Dayane lembra que, por se tratar de atividades corriqueiras, as quais são parte do trabalho cotidiano dos vereadores, muitas vezes quem está ali não se dá conta de que, no fundo, está contando a história da cidade. “Temos esses registros graças ao fato de que os parlamentares vão conferir as demandas da população e assim vão registrando as transformações urbanas a partir do cotidiano”, finaliza.
A coleção “Fiscalização e Assessoramento” pode ser acessada pelo link ‘Acervo Histórico”, disponível no site oficial do Legislativo.