
24 DE OUTUBRO DE 2023
A atividade será presencial e abordará “Um bate-papo sobre religião, política e direitos humanos”, no dia 16 de novembro, das 14h às 16h, pela Escola do Legislativo
Inscrições vão até 13 de novembro
A roda de conversa “O Brasil (não) é laico: Um bate-papo sobre religião, política e direitos humanos”, promovida pela Escola do Legislativo, está relacionada ao eixo temático sobre educação para a cidadania. A atividade é aberta ao público em geral e será realizada no dia 16 de novembro, das 14h às 16h, na sala de aula da escola, no prédio anexo da Câmara. As inscrições vão até 13 de novembro, neste link.
A roda de conversa será conduzida pelos vereadores Acácio Godoy (PP) e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, que é também conselheira da escola. O evento terá como facilitadores Daner Hornich e Humberto Ramos. O conteúdo terá uma abordagem a partir de três questionamentos: se o Brasil é laico; qual deve ser o papel da religião na política e qual a relação entre religião e direitos humanos. A proposta é que as respostas sejam construídas conjuntamente, com subsídios para uma análise crítica da conjuntura atual, tanto no âmbito nacional quanto municipal.
Acácio Godoy é vereador, empresário e exerce liderança comunitária de movimento culturais e religiosos, tendo como destaque a atuação e luta em defesa dos direitos civis, principalmente a respeito do povo negro. Atualmente, é membro do Fórum Permanente Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença na Câmara Municipal.
Silvia Morales é engenheira civil, especialista e mestre em Urbanismo e Habitação Social. É vereadora e também professora na área de urbanismo em faculdades de Engenharia e Arquitetura.
Daner Hornich possui doutorado, mestrado e licenciatura em Filosofia pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).
Humberto é bacharel em Direito, mestre em Ciências da Religião, doutor em Sociologia, membro do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (Nerep) e coordenador de Otros Cruces no Brasil. Desenvolve pesquisas relacionadas à religião, política, laicidade e direitos humanos.
A atividade faz parte da campanha da solidariedade da Câmara, que arrecada um litro de leite no dia do evento por participante.