PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2021

Vereadores se reunem para fortalecer retomada do Aedes do Bem


Valores inviabilizam projeto na cidade inteira, por isso a proposta é iniciar ainda este ano em um bairro. Em 2021, Piracicaba registrou mais de 4 mil casos de dengue



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


No período de 2015 a 2019, Piracicaba utilizou a tecnologia do Aedes do Bem, da empresa Oxitec, para conter casos de dengue no município. No período os resultados foram positivos, reduzindo significativamente as notificações. Em reunião na Câmara Municipal, o presidente Gilmar Rotta (Cidadania), o vice-presidente Acácio Godoy (PP), a secretária da mesa-diretora Ana Pavão (PL), o vereador Thiago Ribeiro (PSC) e o depurado estadual Alex de Madureira (PSD) receberam o CEO da Oxitec Global, Gray Frandsen  e a diretora geral da Oxitec no Brasil, Natália Ferreira, para fortalecer uma possível retomada do projeto no município, já que os casos da doença vêm aumentando este ano.

Em 2021, até o ultimo dia 4, foram 4.206 casos de dengue, contra 1.306 no ano passado. Apesar do aedes aegypti transmitir também a zika e a chikungunia, não há registros destas duas doenças neste ano, segundo dados da assessoria de Comunicação da Prefeitura.

A tecnologia utilizada pela Oxitec consiste em aumentar a população de mosquitos machos geneticamente modificados que cruzam com as fêmeas selvagens e as larvas geradas por elas não chegam à fase adulta, diminuindo a população do mosquito e de casos de dengue.

A empresa está em uma segunda geração da tecnologia, na qual não se utiliza mais as vans para despejar os mosquitos machos. Agora são colocadas caixas com ovos. “Basta colocar em locais do bairro e água para os ovos eclodirem, facilitando a ação”, explicou Natália.

Ana Pavão ressaltou que os valores inviabilizam a implantação da tecnologia em toda a cidade e disse que gostaria que fosse implantada em pelo menos um bairro. Segundo ela, o seu gabinete recebeu muitas solicitações de cuidados em relação a dengue.

“Foi aí que entramos em contato com a Oxitec e tivemos uma primeira reunião. Foi proposto um programa piloto, mas não seria tão positivo porque perdemos o tempo de procriação do mosquito. Mas agora estamos de novo aqui para fazer acontecer, lembrando que o momento de procriação do aedes é outubro”, disse.

Ela explicou que a proposta é fazer um projeto piloto em um bairro neste ano e ano que vem abranger a cidade. O bairro provavelmente será a Nova Piracicaba ou Cecap.

O vereador Gilmar Rotta disse que a vereadora Ana Pavão irá marcar uma reunião com o secretário municipal da Saúde, Filemon Silvano, o prefeito Luciano Almeida, vereadores e a empresa, mostrando os resultados positivos do Aedes do bem. Ele disse que acompanhou o trabalho nos anos anteriores. “A proposta está parada nos valores. Então é melhor iniciar com um bairro do que ficar sem nada. É um projeto que funcionou na primeira vez e eu participei. Eu sei que funciona. E a gente precisa travar o avanço da dengue em Piracicaba. O trabalho de limpeza da secretaria é importante, mas é necessário fazer mais”, afirmou.

Gray Frandsen disse estar confiante que o poder público de Piracicaba entenda que a dengue é preocupante, principalmente em tempos de covid-19. “Nesta semana vamos percorrer alguns bairros para verificar quais deles são viáveis para o projeto piloto”, afirmou. Atualmente, a empresa, com sede em Campinas, está com o projeto em Indaiatuba com suspensão de casos acima de 90%.

O deputado Alex de Madureira disse que a vinda do CEO da Oxitec mostra a importância de Piracicaba para o projeto Aedes do Bem. Acácio Godoy afirmou que a dengue é um problema grave de saúde pública e que a reunião foi importante para entender os benefícios da tecnologia da Oxitec para o município. Thiago Pereira defendeu a volta da tecnologia, já que os casos de dengue estão aumentando no município e lembrou da necessidade de conscientização da população. “É preciso lembrar a população de não deixar água parada e fazer os descartes de forma correta”, afirmou.

Alexandre Pavão também participou da reunião, representando o deputado federal Guiga Peixoto (PSL).



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  Assessoria parlamentar


Câmara Saúde Gilmar Rotta Acácio Godoy Ana Pavão Thiago Ribeiro

Notícias relacionadas