PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE NOVEMBRO DE 2022

Vereadores integram evento sobre Direitos da Criança e do Adolescente


12ª Conferência Mundial dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceu nesta quarta-feira (30)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Evento foi realizado no anfiteatro da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba)

Evento foi realizado no anfiteatro da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba)
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Evento foi realizado no anfiteatro da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba)

Evento foi realizado no anfiteatro da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba)
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Evento foi realizado no anfiteatro da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba)



Os vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Thiago Ribeiro (PSC) participaram, na tarde desta quarta-feira (30), da 12ª Conferência Mundial dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro acontece a cada dois anos e propõe a mobilização de integrantes do sistema de garantia de direitos, crianças, adolescentes e da sociedade, para a construção de propostas voltadas ao bem-estar e segurança desses jovens.

Neste ano, o evento foi realizado no anfiteatro da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e discutiu a temática: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Para Pedro Kawai, o evento promove um importante momento de construção de políticas públicas para crianças e adolescentes. “Houve uma participação significativa de crianças e jovens nas pré-conferências, mais de 150 no total participaram e hoje aqui, estão em discussão as questões relacionadas à pandemia e à necessidade de criação de políticas. Parabéns ao CMDCA, que mais uma vez organizou com maestria esse evento”, disse.

Além do vereador Thiago Ribeiro, compuseram a mesa Euclídia Fioravante, titular da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social); Nivaldo Guidolim, conselheiro tutelar, e Cassiano de Santis, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O prefeito Luciano Almeida (sem partido) também participou.

“Quero dizer que nós, como o Poder Legislativo de Piracicaba, estamos à inteira disposição do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente”, destacou Thiago Ribeiro. O parlamentar também citou o projeto de Lei 103/2021, de sua autoria, em tramitação na Câmara, que dispõe sobre a elaboração e implementação das políticas públicas para a primeira infância pelo munícipio de Piracicaba. “Nós estamos aguardando o parecer das secretarias envolvidas neste projeto para posteriormente apresentá-lo novamente aos conselheiros, para que o Conselho possa fazer as suas indagações e colocações", pontuou.

De acordo com Euclídia, é necessário que existam “mais momentos onde seja possível ouvir as crianças”. “Enquanto gestora de assistência e desenvolvimento social, meu compromisso é fortalecer cada vez mais a rede socioassistencial, inclusive da demanda dos conselhos tutelares, que estão em nossos radares, para serem implementadas assim que possível”, ressaltou.



Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cidadania Pedro Kawai Thiago Ribeiro

Notícias relacionadas