PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE FEVEREIRO DE 2021

Vereadora pede informações sobre medicamentos e vacina contra covid-19


Requerimento 107/2021 foi aprovado durante a 2ª reunião ordinária de 2021.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Propositura é de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT)



A vereadora Rai de Almeida (PT) solicitou informações ao secretário de saúde, através do requerimento 107/2021, sobre medicamentos “supostamente preventivos” para tratamento da covid-19, planejamento de vacinação em Piracicaba e denúncias sobre pacientes com covid tratados ao lado de pacientes acometidos por outras doenças. O requerimento foi aprovado pelos vereadores na noite desta quinta-feira (4), durante a 2ª reunião ordinária de 2021.

No requerimento, Rai de Almeida aponta que veio a público a notícia de que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, irá fornecer à rede pública um kit, composto pelos remédios hidroxicloroquina, azitromicina e invermictina, para “tratamento precoce” da covid-19. “Os remédios supramencionados não apresentam qualquer comprovação científica referendada por qualquer uma das principais entidades, associações e institutos de pesquisa médica do Brasil e do mundo”, afirmou a vereadora.

Rai de Almeida citou no requerimento a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como entidades não reconhecem a eficácia dos medicamentos. Ela também deu exemplos de médicos renomados que confirmam a ineficácia dos remédios que compõem o kit.

“A Secretaria de Saúde e a Prefeitura estão cientes de que a aquisição e oferecimento do referido “Kit” pode incorrer em processo administrativo a ser conferido via Câmara de Vereadores e/ou Ministério Público?”, questiona a vereadora. Ela também questiona quais argumentos que embasam a “aquisição e oferecimento à população de um kit que não tem eficácia científica comprovada” e se ambos estão cientes de que ao permitirem que médicos possam oferecer tal tratamento à população, “estão oferecendo um tratamento médico sem comprovação científica”.

O plano de vacinação contra covid-19 também foi questionado no requerimento 107/2021. Rai solicita que o Executivo informe qual é o plano de vacinação pensado para atender a demanda de Piracicaba e qual é a estratégia de imunização e atendimento médico em relação à população em situação de rua durante a pandemia. “A Secretaria de Saúde ainda não definiu e consequentemente ainda não tornou público, até a presente dada, um projeto de vacinação claro”’, afirmou.

No texto do requerimento, a vereadora também informa que seu gabinete recebeu denúncias anônimas relatando que pacientes com covid-19 estão internados em quartos conjuntos com pacientes acometidos por outras doenças em unidades da rede pública de saúde, incluindo o Hospital Regional. Ela também recebeu denúncias de que os mesmos servidores estariam atendendo esses pacientes ao mesmo tempo e em mesma jornada de trabalho.

Rai de Almeida questiona se os episódios relatados estão acontecendo “de fato”, e se número de médicos e médicas, enfermeiros e enfermeiras e outros servidores da saúde é suficiente para atender a população piracicabana usuária da rede pública municipal de saúde.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Legislativo Coronavírus Rai de Almeida

Notícias relacionadas