PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE MAIO DE 2021

Vereadora discute crise migratória internacional e reflexos na cidade


Vereadora Rai de Almeida e representantes do movimento Acampa pela Paz realizaram encontro para debater problema mundial que tem reflexos no município



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Rai de Almeida discutiu os problemas enfrentados por aqueles que procuram refúgio em Piracicaba



A crise migratória ––que se avoluma mundo afora–– há tempos revela desdobramentos que chegam ao município piracicabano. Apesar de distante das fronteiras do país, Piracicaba recebeu e recebe ––historicamente––migrantes e refugiados de diversos países, em busca de trabalho, de moradia e de uma vida mais digna. Para além da presença centenária da expressiva colônia italiana, dos trentinos e tiroleses, dos árabes, dos japoneses e outros, mais recentemente Piracicaba registra também a presença de haitianos, venezuelanos, sul-coreanos e de africanos advindos de países lusófonos ou não.

Nesse sentido ––e atentos à crise sanitária, econômica e climática mundial–– representantes do movimento Acampa pela Paz e o Direito a Refúgio – Brasil discutiram com a vereadora Rai de Almeida (PT), na última sexta-feira (21), o atual momento atravessado pela humanidade e sobre os problemas enfrentados por aqueles que, em busca de esperança de dias melhores, migram e procuram refúgio longe de seus países maternos e chegam a Piracicaba.

Estiveram presentes a essa reunião a professora doutora Célia Regina Rossi e o doutor em ciência política Tiago Cerqueira Lazier, ambos representando o Acampa Brasil, Johão Scarpa, do mandato coletivo A cidade é sua (PV), o advogado Paulo Borges e a atriz, diretora e ativista cultural Fátima Monis, respectivamente, chefe de gabinete e assessora da vereadora Rai.

Oferecendo ao grupo informes acerca das ações que acontecem em Piracicaba na área da questão migratória e dos Direitos Humanos, a professora Célia Rossi comentou sobre o projeto Utopias, a ser promovido pelo Sesc Piracicaba junto a vários movimentos sociais locais – e que no próximo mês de junho trará a público debate sobre Refugiados, Imigrantes e Meio Ambiente. Célia informou também que, no segundo semestre deste ano, será oferecido pelo Sesc um curso de formação aos refugiados que se encontram na cidade.

Discutindo sobre a importância do poder público local atentar-se para a questão migratória, Célia Rossi propôs que se pense na criação de um “departamento de Direitos Humanos.” Ela afirmou ainda que muitas mulheres migrantes e refugiadas sofrem todo tipo de violência física e psicológica – e que muitas crianças (em especial, meninas) são também vítimas de violência sexual e física. Apesar de todo esse sofrimento, Célia disse que essas pessoas estão “invisíveis à sociedade”, e lembrou que infelizmente ainda “não existe um organismo que atente para essas questões” em Piracicaba – ao contrário do que já acontece em outras cidades de mesmo porte.

Expondo que é possível ao poder público propor ações importantes e objetivas e que podem auxiliar aos que chegam à cidade fugindo de situações desumanas em seus próprios países, Célia recordou o exemplo da cidade de Campinas – na qual, segundo a professora, a Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Sebrae, oferece cursos para os refugiados, sendo que até mesmo uma cartilha em vários idiomas (inglês, francês, castelhano e árabe) com informações básicas importantes sobre a vida na cidade é oferecida aos que a ela chegam. Reforçando a exposição feita pela professora Célia Rossi, Tiago Lazier comentou também da necessidade de se olhar para a situação local, de Piracicaba, uma vez que a questão internacional tem os olhares da imprensa mundial.

Como encaminhamento dessa reunião, a vereadora Rai de Almeida propôs articular uma reunião do Acampa com a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e sua secretária, Euclídia Maria Fioravante. Rai se comprometeu também em levar e articular essa pauta junto à Frente Parlamentar de Cultura, que está sendo formada na Câmara – e se comprometeu ainda em propor à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal a inclusão do tema dos refugiados como pauta constante a ser observada e pensada por essa comissão.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cidadania Rai de Almeida

Notícias relacionadas