PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE DEZEMBRO DE 2022

Vereadora defende Centros de Atendimento Socioeducativo


Reuniões promovidas pela Smads (secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) contou com a presença e participação efetiva da vereadora Rai de Almeida



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Reuniões promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) contou com a presença e participação efetiva da vereadora Rai de Almeida.



Contrária à transformação dos Case´s (Centros de Atendimento Socioeducativo) em CCIs (Centros de Convivência Intergeracional), que vem sendo efetivada pela Prefeitura de Piracicaba, a vereadora Rai de Almeida (PT) acompanhou e participou das reuniões organizadas pela Smads (secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) para apresentar à comunidade, em cada uma das unidades dos Case’s, a referida mudança em curso.

A primeira dessas reuniões – que contou com a participação de servidoras da Smads, de representantes da “Associação Atlética Educando Pelo Esporte” (OSC atualmente responsável pelas atividades e atendimentos nos Case’s), com a vereadora Rai de Almeida, com o vereador Pedro Kawai (PSDB) e responsáveis pelas crianças atendidas – aconteceu no sábado (03/12), na unidade do bairro Jardim Itapuã. Na segunda-feira (05), foi a vez de essa atividade na unidade do bairro Jardim Oriente. Na terça-feira (06), as reuniões ocorreram nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro e Parque Orlândia – na quarta-feira (07) as atividades se deram nos bairros Jaraguá e Parque dos Sabiás.

Com o objetivo de apresentar às diferentes comunidades de cada Case um contraponto às afirmações feitas pelas servidoras representantes do Executivo (que são a favor da mudança), a vereadora Rai tem arduamente alertado para o fato de que os Cases estão sofrendo um “desmanche” – e que a proposta de transformação dos Case’s em CCI’s é a extinção de um importante serviço municipal dedicado às crianças. “Somos contra essa mudança. As comunidades estão, mais uma vez, sendo alijadas de seus direitos. Não há melhorias nessa proposta que ora está sendo imposta, de cima para baixo, às famílias atendidas pelos Case’s”, afirmou Rai de Almeida.

A vereadora também destacou nessas reuniões a importância de as famílias e as comunidades se organizaram para defenderem os Case’s. “Ao contrário do que vem sendo dito às comunidades pelo Executivo, por meio de suas servidoras, o que está acontecendo é o fim de um importante programa de assistência social capaz de tirar as crianças das ruas e de dar a elas uma possibilidade de futuro melhor”, afirmou Rai. “Tudo vai ser mudaºdo. Os horários, os atendimentos, a alimentação. Não haverá mais refeições para as crianças tal como acontece agora. As crianças passarão a receber aquele lanchinho, de pão com queijo, de sempre. Isso é um absurdo”, disse a vereadora.

Rai de Almeida vem criticando a mudança nos Centros Socioeducativo desde que um edital de chamamento para prestação de serviços nesses espaços foi divulgado pela Prefeitura. Em sessão camarária do dia 1.º de dezembro, a vereadora criticou a argumentação apresentada pelo Executivo de que o número de crianças atendidas pelo programa diminuiu. “Essa alteração seria por baixa demanda pelo serviço e também pelas escolas municipais agora passarem a ter o ensino integral. Não é verdade isso”, disse Rai, que contra-argumentou que a implantação progressiva do período integral nas escolas do município levará cerca de cinco anos para ser concluída. Para além disso, a vereadora vem afirmando também que a realização de “buscas ativas” poderia seguramente apontar que há muitas crianças que podem e precisam ser incluídas nesse programa e que não estão sendo beneficiadas.

“Espero que as comunidades se organizem e entrem no debate e na luta pela manutenção dos direitos que vêm sendo, delas, retirados” – afirmou Rai. “Vamos lutar pela manutenção dos Case’s. O futuro de muitas crianças depende dessa luta que precisa ser de todos e todas nós”, concluiu.  



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Rai de Almeida

Notícias relacionadas