PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE FEVEREIRO DE 2023

Vereadora apresenta propostas ao Executivo para melhoria da mobilidade


Silvia Morales, do mandato coletivo A Cidade é Sua, reuniu-se com a secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes e com o secretário de Governo.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, discutiu questões relacionadas à mobilidade urbana em Piracicaba em reunião com a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Jane Oliveira, e com o secretário municipal de Governo, Carlos Beltrame.

Inicialmente, a vereadora questionou sobre o Plano de Mobilidade, cuja minuta foi apresentada em audiência pública realizada no Centro Cívico em 26 de outubro do ano passado. A Câmara aguarda o Executivo enviar o projeto de lei complementar, que atualmente passa por revisão com o intuito de serem incluídas as considerações levantadas pela população na audiência pública, conforme esclareceu Jane Oliveira. Assim que a revisão for concluída, o Plano de Mobilidade será apresentado ao Conselho da Cidade para deliberação.

Silvia Morales, Jane Oliveira e Carlos Beltrame concordaram que o excesso de veículos no município intensifica o trânsito e chega a ultrapassar a capacidade do sistema viário nos horários de pico. A secretária comentou sobre os esforços do Executivo para incentivar outros modais de deslocamento, como ocorre no "Programa Ciclo Orla", que pretende implementar 36 quilômetros de ciclofaixas em Piracicaba.

A vereadora apresentou novamente a proposta de um "programa de ruas abertas", que tem o objetivo de incentivar a mobilidade ativa, com a suspensão da circulação de veículos em algumas vias aos domingos, proporcionando momentos de integração social e lazer. "O Plano de Mobilidade é essencial para projetar alternativas sustentáveis para o trânsito, pois esse planejamento vai direcionar o desenvolvimento da cidade pelos próximos dez anos. O momento é oportuno", explicou a parlamentar.

VAGAS ESPECIAIS - Durante a reunião, Silvia Morales pautou a reserva de vagas especiais para pessoas com deficiência e idosos, que tem sido objeto de diversos requerimentos por parte de vereadores à Prefeitura.

Sobre o assunto, a titular da Semuttran informou que os agentes de trânsito realizam a fiscalização e autuam os infratores a partir das denúncias recebidas e explicou que os estabelecimentos devem estar com a sinalização em conformidade com as normas vigentes.

Jane Oliveira disse que está em andamento a licitação para a contratação da empresa que realizará a cobrança da Zona Azul, cujo contrato contemplará o desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre a utilização e a destinação das vagas especiais.

A vereadora também apresentou a demanda de munícipes para que a tarifa do transporte público possa ser paga por pix. A secretária respondeu que está em andamento o processo licitatório para a contratação da empresa que operará o transporte coletivo e que já estão previstas, no novo edital, outras formas de pagamento da tarifa.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Trânsito e Transportes Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas