PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE NOVEMBRO DE 2022

Vereador prestigia evento de instituição voltada a deficientes visuais


Entidade é uma das participantes da campanha #DiadeDoar #DoaPira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Evento aconteceu na sexta-feira (18)

Evento aconteceu na sexta-feira (18)
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Evento aconteceu na sexta-feira (18)

Evento aconteceu na sexta-feira (18)
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Evento aconteceu na sexta-feira (18)

Evento aconteceu na sexta-feira (18)
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Evento aconteceu na sexta-feira (18)



O vereador Josef Borges (Solidariedade) prestigiou, na última sexta-feira (18), o evento “Avistar de Portas Abertas” promovido pela Avistar (Associação de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual de Piracicaba). O parlamentar foi a convite da presidente, Maria José Belloni Felipe.

A ação teve como objetivo apresentar à sociedade os serviços realizados pela instituição no atendimento a deficientes visuais de Piracicaba e região. Foram três dias de feira com artesanato em temas natalinos e com atendimento de massoterapia, com os usuários da Avistar (Associação de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual de Piracicaba) que foram capacitados pela entidade para atuarem nesse segmento de mercado.

Essa foi a primeira visita do vereador à instituição, que é uma das 17 entidades participantes da Campanha #DiadeDoar, que será realizada do dia 29 de novembro ao dia 10 de dezembro, em Piracicaba. A campanha, que acontece em 85 países, aqui, será batizada de #DoaPira, e tem o apoio de Josef Borges, do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) e da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi).

“Essa instituição exerce um papel fundamental na inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão. Gostei muito de conhecer o trabalho da equipe e conversar com os usuários e aprender com eles. E também de saber que a doação dos piracicabanos no #DoaPira vai contribuir com esse projeto, que é essencial para Piracicaba e região, pois muitas pessoas com deficiência visual das cidades vizinhas vêm para o atendimento na Avistar”, afirmou Josef.

A presidente da entidade ressaltou que a instituição desenvolve trabalho com crianças cegas e com adultos que perdem a visão. “Aqui o ensino do braile (ensino da escrita para pessoas cegas e de baixa visão) a mobilidade com segurança e capacitação para o mercado de trabalho. Contamos com doações para manter o trabalho e um apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Temos, inclusive usuários que se tornaram professores aqui na instituição”, comentou Maria José Belloni Felipe.

No evento, o vereador, que também é fisioterapeuta e quiropraxista, conheceu os massoterapeutas Rodolfo Augusto Gomes, Josiane de Oliveira Xavier e Eder Alves de Oliveira. Eles contaram sobre a rotina de trabalho e do atendimento que realizam em suas casas e na entidade. “As pessoas cegas desenvolvem mais o tato e, com isso, conseguem fazer uma massagem terapêutica eficaz. Essa é uma profissão importante porque auxilia a saúde e o bem-estar das pessoas. Eles estão de parabéns pela formação profissional e pela dedicação”, afirmou o vereador Josef Borges.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cidadania Saúde Josef Borges

Notícias relacionadas