PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE OUTUBRO DE 2021

Vereador fala sobre Democracia e Cidadania na EE Augusto Saes


Vereador Pedro Kawai (PSDB) explicou aos estudantes a importância da democracia



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Cerca de 80 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da EE Prof. Augusto Saes, no bairro Nova América”, assistiram a uma palestra proferida na manhã desta quinta-feira (7), pelo vereador Pedro Kawai (PSDB). O tema escolhido pela equipe gestora da unidade de ensino foi Democracia e Cidadania.

Por cerca de uma hora e meia, o vereador explicou sobre a constituição dos três poderes na sociedade brasileira, recorrendo a Montesquieu (1753 – 1794), político e filósofo francês que ficou famoso por sua teoria iluminista sobre a separação dos poderes entre o Executivo, Legislativo e o Judiciário. Na sequência, Kawai contou sobre como ingressou na política, ainda estudante.

“Comecei no movimento estudantil, reativando o Grêmio da EE Dr. Jorge Coury. Depois fui viver no Japão por dez anos e, quando retornei, fui convidado a me filiar ao PSDB e me candidatar a vereador. Foram duas tentativas sem sucesso, mas na terceira, em 2013, consegui ser o primeiro descendente de japoneses a se tornar vereador em Piracicaba”, relatou.

Atentos ao depoimento do parlamentar, os alunos foram convidados a participar de uma dinâmica de grupo, por meio da qual nove voluntários se tornaram vereadores e vereadoras, e votaram um projeto de lei da cidade virtual de Augusto Saes.

“Esta atividade simula a dinâmica que ocorre na Câmara Municipal”, explicou o vereador aos adolescentes que se posicionaram favoráveis e contrários ao uso obrigatório do uniforme escolar. Ao final da votação, o suposto projeto foi aprovado por 5 votos a 4.

Ao comentar a atividade, Kawai disse que a política é absolutamente necessária para a sociedade, porque orienta os destinos da cidade, do estado e do país. “Favoráveis ou contrários, pouco importa. Todos temos o direito de expressar as nossas opiniões sobre um assunto que afeta a vida da cidade. Isso é democracia”, explicou.

Além dos alunos, o corpo diretivo da unidade escolar e outros sete professores também assistiram à palestra, que foi planejada no contexto das disciplinas eletivas, previstas no modelo de ensino integral adotado pelo Governo do Estado de São Paulo.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Cidadania Educação Pedro Kawai

Notícias relacionadas