PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE SETEMBRO DE 2021

Venda do 'Palmeirão' a grupo empresarial gera discussões


Área do antigo clube do Clube de Regatas Palmeiras está situada no bairro Alto. Requerimento aprovado questiona processo de venda para grupo empresarial



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Visão geral do plenário da Câmara durante a reunião ordinária desta quinta-feira






Aprovado em regime de urgência, o requerimento 877/2021, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), que solicita informações do Executivo sobre o processo de venda da antiga área do Clube de Regatas Palmeiras a um grupo empresarial, no bairro Alto, gerou discussões na 31ª reunião ordinária, realizada na noite desta quinta-feira (16).

A parlamentar entende que a comercialização do terreno é ilegal porque o imóvel pertence à Prefeitura e foi cedido ao Clube de Regatas Palmeiras em 1951 para recreação e lazer. Rai também cita entendimento do procurador do município, o advogado Fábio Dionísio, que respondeu a um questionamento anterior alegando que a transferência do espaço à iniciativa privada é ilegal.

Na década de 2000, o clube começou a passar por dificuldades financeiras com a perda de sócios. A administração municipal anterior utilizou os espaços, transferindo alguns programas sociais da pasta do Esporte para serem realizados no "Palmeirão".

Os vereadores Laércio Trevisan Júnior (PL) e Fabrício Polezi (Patriota) propuseram que o requerimento apresentado por Rai de Almeida fosse rejeitado devido ao fato de o documento, no entendimento deles, criar "fatos políticos" para beneficiar ONGs e conselhos com a possível doação da quadra, caso ela se mantenha ainda sob domínio do Poder Público.

Trevisan disse que "o clube está em ruínas e fica muito cara a reforma, e a Prefeitura não tem dinheiro". Com 12 votos favoráveis e 6 contrários, a propositura foi aprovada e será encaminhada ao Executivo, que tem o prazo de 15 dias para responder às perguntas da vereadora.

Já o parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação ao projeto de lei 111/2021, do vereador Josef Borges (Solidariedade), foi rejeitado em plenário por 20 votos. A propositura prevê a implantação da Política Municipal de Incentivo e Valorização do Artesanato. O autor do texto propôs a derrubada do veto alegando que o projeto de lei autoriza o Executivo a doar uma área para a realização de feiras de artesanato, "o que vai proporcionar emprego e renda", explicou o parlamentar.

As reuniões ordinárias podem ser acompanhadas pela TV Câmara na frequência 11.3 em sinal aberto da TV digital, além do canal 4 da Net/Claro e 9 da Vivo Fibra. Os trabalhos também são transmitidos simultaneamente pelos perfis da Câmara Municipal de Piracicaba (SP) no Facebook e Youtube, além da Rádio Educativa FM - 105,9 MHz, a partir das 20h.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional

Notícias relacionadas