PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2022

Título de Cidadão Piracicabano será concedido a médico oftalmologista


Conforme projeto de decreto legislativo de autoria da vereadora Ana Pavão (PL), o médico paulistano Rafael Guena Jardim de Camargo receberá homenagem da Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

A vereadora Ana Pavão (PL) é autora do projeto de decreto legislativo que concede título de Cidadão Piracicabano ao médico Rafael Guena Jardim de Camargo



Foi aprovado na 24ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (6), o projeto de decreto legislativo 27/2022, cuja autora é a vereadora Ana Pavão (PL), e que concede o título de “Cidadão Piracicabano” ao médico oftalmologista Rafael Guena Jardim de Camargo. A homenagem é entregue àqueles nascidos fora de Piracicaba, porém com atuação considerada relevante para a cidade. 

O texto da propositura traz a trajetória do médico, que se mudou para Piracicaba com a família nos primeiros anos de vida. Tendo uma carreira de destaque dos 5 aos 20 anos na modalidade esportiva da natação, ele entrou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) e posteriormente concluiu residência médica em oftalmologia no Hospital das Clínicas, com especialização em doenças relacionadas à córnea e catarata. 

O homenageado é chefe do departamento de oftalmologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba e anteriormente teve o mesmo cargo no Hospital dos Fornecedores de Cana. Ajudou, também, a montar a infraestrutura cirúrgica do AME Piracicaba na área de sua especialidade. Desde 2015, atua como médico cooperado no Hospital Unimed. 

Ainda segundo a justificativa do projeto de decreto legislativo, o médico está à frente do projeto “Olhar Sempre”, uma organização social que realiza atendimento clínico e cirurgias de catarata a pessoas em vulnerabilidade; junto com o projeto social Exército de Formiguinhas e a Cúria Diocesana de Piracicaba, participa de programa que oferece suporte e atendimento oftalmológico a crianças em idade escolar; bem como trabalha em parceria com a Fraternidade Sem Fronteiras para proporcionar a “transformação de pessoas em situação de rua”. Além disso, ajudou a fundar o Hospital de Olhos de Piracicaba e manteve parceria com os hospitais da cidade, durante a pandemia de Covid-19, colaborando com a redução do volume de atendimento nesses locais. 

A data de entrega da honraria ainda será definida. 

 



Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Ana Pavão

Notícias relacionadas