PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE JANEIRO DE 2023

Sindicato dos Metalúrgicos recebe homenagem pelos 75 anos de fundação


Moção de aplausos é de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Moção foi entregue nesta quinta-feira (12)

Moção foi entregue nesta quinta-feira (12)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Moção foi entregue nesta quinta-feira (12)

Moção foi entregue nesta quinta-feira (12)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Moção foi entregue nesta quinta-feira (12)

Moção foi entregue nesta quinta-feira (12)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Wagner da Silveira

Wagner da Silveira
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução

José Luiz Ribeiro

José Luiz Ribeiro
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai (PSDB)

Vereador Pedro Kawai (PSDB)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Moção foi entregue nesta quinta-feira (12)

Moção foi entregue nesta quinta-feira (12)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Moção foi entregue nesta quinta-feira (12)



Ao longo de 75 anos, o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região zelou pelos direitos dos trabalhadores, lutando por uma vida digna e justa para os seus associados, assistência médica e odontológica, melhores salários e condições de trabalho dignas. Para celebrar tantos anos de trabalho, o vereador Pedro Kawai (PSDB) entregou uma moção de aplausos pelos 75 anos de fundação do sindicato, completados em 2022.

A moção de aplausos 204/2022 foi entregue nesta quinta-feira (12) na sede do sindicato. Kawai destacou a importância da participação do sindicato dos metalúrgicos na defesa da democracia, garantia do direito dos trabalhadores e na construção de uma sociedade mais justa e participativa. “Para nós é uma alegria muito grande poder homenagear e reconhecer esse trabalho, essa dedicação não só com o próprio sindicato, mas com toda a sociedade”, disse.

O presidente do sindicato dos metalúrgicos, Wagner da Silveira, agradeceu à Câmara e a população piracicabana pelo reconhecimento. “A história mostra que há 75 anos o sindicato dos metalúrgicos foi criado para desenvolver um trabalho junto à sociedade de Piracicaba. Ao longo desse tempo, o sindicato vem mostrando esse trabalho e conseguiu manter até hoje todos os direitos que esses trabalhadores conquistaram”.

O texto da moção de aplausos relata que durante a reestruturação política nacional, em 1945, operários piracicabanos fundaram a Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba. No ano seguinte, foi solicitado à Delegacia do Trabalho, que a organização fosse convertida em Sindicato com o propósito de assegurar aos trabalhadores associados benefícios oferecidos pelo Governo Federal. Em 1947, a solicitação foi atendida e surgiu a fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Piracicaba.

José Luiz Ribeiro, atual vice-presidente do sindicato, ocupou a presidência da associação entre os anos de 1993 e 2014. Ele frisou que Piracicaba foi pioneira em direitos trabalhistas, sendo o primeiro sindicato a ter o PLR (Participação nos Lucros ou Resultados), o Fundo de Amparo ao Trabalhador e programas de qualificação profissional.

Ribeiro também deu destaque aos direitos que o sindicato propicia aos trabalhadores. “Hoje os metalúrgicos de Piracicaba viraram uma referência, com transporte, plano de saúde, café da manhã, almoço e janta. A nossa convenção coletiva é muito maior: adicional noturno, adicional de hora extra, garantia da gestante e do trabalhador acidentado, todos os metalúrgicos hoje têm um um seguro de vida que ampara a família”, relatou.

“É uma luta constante, foi muito difícil chegar onde chegamos mas hoje o sindicato tem um exemplo de cidadania”, concluiu o vice-presidente.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Homenagem Pedro Kawai

Notícias relacionadas