PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JUNHO DE 2019

Sesc Piracicaba receberá moção de aplausos pelos 40 anos de atividade


Propositura é de autoria do vereador Pedro Kawai



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção foi aprovada na noite desta quinta-feira (28), na 38ª reunião ordinária



O Sesc Piracicaba receberá a moção de aplausos 113/2019, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), pelos seus 40 anos de atividades no município. A homenagem será entregue ao gerente Fábio José Rodrigues Lopes e a propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (27), na 38ª reunião ordinária.

A Prefeitura de Piracicaba, durante a administração de Cássio Paschoal Padovani (1969-1972), adquiriu uma área central de 15 mil metros quadrados, que pertencia à família Adamoli e efetuou a doação ao Sesc SP. No entanto, foi durante as administrações futuras, de Adilson Maluf (1973-1977) e João Hermann Neto (1977-1982), que Tuffi Elias, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba, conduziu as tratativas para a construção do CCD (Centro Cultural e Desportivo) junto à Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).

A solenidade de lançamento da pedra fundamental e a apresentação da maquete ocorreu em 29 de setembro de 1974. As obras tiveram início em agosto de 1975, com uma estimativa de duração de 18 meses e orçada em 20 milhões de cruzeiros, o projeto marcaria o início da fase de urbanização da região da Rua do Porto.

Antes de completar um ano de atividades na cidade, o Sesc já contava com 10 mil comerciários matriculados e desenvolvia os seguintes projetos regulares: mini-esportes, ginástica Sesc, escola aberta da terceira idade, programa de meio ambiente e odontologia. A partir de 1984, o CCD Comendador Valentim dos Santos Diniz, seguindo uma nova tendência institucional, incorpora o nome da cidade, passando a ser chamado oficialmente como Sesc Piracicaba.

“Nesses 40 anos de atuação, dentre inúmeros projetos de relevância institucional, foram realizados na cidade, merece destaque a Bienal Naïfs do Brasil. Originada das mostras anuais realizadas pelo Sesc Piracicaba, de 1986 a 1991, a Bienal teve sua primeira edição em 1992. Seus principais objetivos são incentivar a produção artística popular e oferecer espaço para sua apreciação, além de estimular o pensamento crítico a seu respeito”, disse Kawai.

O Sesc Piracicaba oferece uma estrutura completa e diversificada de espaços e equipamentos multiuso, como o Espaço de Tecnologias e Artes, Espaço para realização de atividades como oficinas, e cursos. Além disso, também é oferecido o acesso à internet e cursos de inclusão digital.

No local também há a Comedoria: local de alimentação com diversas opções. Outras salas são a de leitura, a Central de Atendimento e Relacionamento , Parque Lúdico, Loja Sesc, Praça, Espaço de Brincar, Teatro, Piscinas, Salas de Ginástica Multifuncional e Expressão Corporal, Solário e Área de Exposições.

O Sesc Piracicaba também realiza diversos programas na área de saúde, educação, esportes, cultura e cidadania, como o turismo social, o Curumim, Odontologia, Mesa Brasil, Ações Culturais/Esportivas e Credenciamento/Sesc Empresas.

Em30 novembro de 2019, a unidade do Sesc Piracicaba completa 40 anos de atividades na cidade. “Ao longo dos anos, o Sesc Piracicaba consolida-se como local de referência para o fomento da cultura, esportes, lazer, saúde e assistência social na cidade. Atuando sempre em parceria com as secretarias municipais, sindicatos do comércio, universidades e organizações não-governamentais da cidade e região”, reforçou o parlamentar.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas