PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE JANEIRO DE 2023

Serviços contra enchentes são acompanhados por vereador


Josef Borges acompanhou as equipes na limpeza de bocas-de-lobo, desobstrução de galeria de Artemis e do Lago Azul e do córrego da estância.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Durante toda a semana, o vereador Josef Borges (Solidariedade) acompanhou os serviços que solicitou com urgência à Prefeitura e à concessionária Mirante nos bairros Artemis, Itaiçaba e Estância Lago Azul, todos no distrito de Artemis.

Essas localidades tiveram alagamentos devido às fortes chuvas que atingiram o município no último dia 13. Na região de Artemis, o volume de chuva chegou a aproximadamente 90 milímetros, conforme dados da Defesa Civil de Piracicaba.

"Esse volume de água provocou alagamentos nas ruas José Ferreira Filho, Armando Fabretti e Elvira Pereira Chinelatto, em Artemis e Itaiçaba. No Lago Azul, a enchente atingiu seis casas das ruas José Bailarin e José Ramiro. Em todas elas foi realizada limpeza das bocas-de-lobo. Na rua José Ferreira Filho foi necessário limpar uma galeria que estava obstruída com lixo", informou o vereador.

Na rua José Ferreira Filho, no Itaiçaba, e na rua José Ramiro, no Lago Azul, os poços de visitação da rede de esgoto extravasaram, o que provocou o lançamento de esgoto nas lagoas desses dois bairros. Os dois problemas foram solucionados pela Mirante após solicitação de urgência do vereador Josef Borges.

"Junto com os moradores, estamos lutando pela limpeza dessas duas lagoas e não podemos ter o prejuízo ambiental do lançamento do esgoto nelas, por isso a rapidez na solução do problema foi importante", afirmou o parlamentar.

Na manhã desta sexta-feira (20), Josef Borges acompanhou os trabalhos de desassoreamento do córrego do Lago Azul. "Terra, mato e lixo que desceram com a enxurrada bloquearam a passagem da água, contribuindo para o extravasamento e o alagamento das casas. Outro motivo da enchente foi a água que veio pelo córrego do Ceveiro, dos bairros Santana e Santa Olímpia. Lá, a Defesa Civil apurou 115 milímetros de chuva. Por isso, mesmo depois da chuva parar no Lago Azul, a enchente continuou até a madrugada", informou.

Para os próximos dias, ainda há previsão de continuidade dos serviços de limpeza, principalmente das bocas-de-lobo no Lago Azul, em Artemis e em Itaiçaba pela Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria).

MAIS SERVIÇOS - Outro ponto afetado pelas chuvas que está sendo acompanhado pelo vereador é no Parque das Águas. "Nesse bairro, como também no Parque São Mateus, houve a ocorrência de alagamentos em diversas ruas, principalmente na Benedicto do Amaral Kroll. A limpeza dos bueiros desses bairros entrou na programação de urgência da Semozel e também será executada", disse.

Na última segunda-feira (16), o vereador percorreu todas as ruas do Parque das Águas e do São Matheus para promover o levantamento completo dos pontos atingidos pelo alagamento e também outros problemas apontados pelos moradores, como buracos nas ruas, bocas-de-lobo obstruídas e mato alto em áreas públicas e privadas.

"Tudo foi mapeado. Passei em todas as ruas dos três bairros e todos os problemas foram colocados em um relatório que será encaminhado à Semozel para a adoção de providências. Algumas são mais urgentes, como a desobstrução das bocas-de-lobo e os danos da calçada da área verde da rua Benedicto do Amaral Kroll", comentou Josef Borges.

"Estão atuando na realização dos serviços diversas equipes da Prefeitura, que estão agindo em sistema de força-tarefa determinada pelo prefeito Luciano Almeida. Agradeço o empenho de todas as secretarias e autarquias, como a Semozel, do secretário Paulo Sérgio Ferreira da Silva, a Secretaria de Governo, do secretário Carlos Beltrame, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, do secretário Alex Salvaia, o Serviço Municipal de Água e Esgoto, do presidente Arthur Costa Santos, a Defesa Civil, do diretor Odair Melo, e a diretoria e as equipes da Mirante", concluiu o vereador.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Infraestrutura Urbana Josef Borges

Notícias relacionadas