PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE MAIO DE 2019

Secretário de trânsito destaca redução de acidentes com óbitos


Jorge Akira ocupou a tribuna popular da 32ª reunião ordinária de ontem (30) para anunciar o resultado de campanhas de trânsito com impactos na redução de acidentes



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Jorge Akira






O secretário municipal da Trânsito e Transportes de Piracicaba (Semuttran), Jorge Akira Kobayaski, na 32ª reunião ordinária desta quinta-feira (30) ocupou a tribuna popular da Câmara para discorrer sobre a temática: redução de acidentes e óbitos na cidade, fruto de campanhas institucionais, de conscientização, da Prefeitura em parceria com a concessionária do transporte coletivo Via Ágil, o que provocou a redução dos acidentes de trânsito. 

Jore Akira agradeceu a vereadora Coronel Adriana (CIC) na exposição de números positivos com relação ao trânsito de Piracicaba, de uma frota com 317 mil veículos, para uma cidade de 400 mil habitantes. Citou os três pilares que norteiam a Semuttran: educação, engenharia e educação no trânsito. Além de mostrar que em 2015 foi firmado convênio com a Polícia Militar e em 2017 com a Guarda Civil Municipal, na fiscalização do trânsito em Piracicaba.

Akira também citou o papel da  Guarda Civil Municipal, no pelotão ambiental e na ronda escolar, sendo que após o convêncio foi facilitado a atuação em uma série de irregularidades na cidade, a exemplo dos motociclistas.

O secretário também citou que em 2018 foi firmado convênio com o Detran, na ordem de um milhão de reais, com vistas à segurança. Também apontou a campanha “A culpa é sua”, que ganhou prêmio pelo trabalho de atuação. Além de focar a realização de palestras com destaque à terceira idade e as crianças. 

Akira também comentou sobre o Ciet (Centro Infantil para Educação no Trânsito), no atendimento de 10 mil alunos, com crianças de Piracicaba e região, o que tem sido bastante importante na conscientização do trânsito, em noções básicas, como a travessia de rua, visto que hoje as crianças cobram muito os pais, para que não passem no sinal vermelho e outras ações, que refletem na diminuição dos atropelamentos.

O lançamento de cartilha, no mês de fevereiro e a fiscalização de vans, num total de 240 veículos, também foi destacado por Jorge Akira, na observação de que está havendo uma fiscalização em cima das irregulares. Citou que apenas dois por cento estavam irregulares, sendo que numa cidade vizinha, de 250 mil habitantes, mais de 50% está irregular.

Akira também falou dos mototaxistas, de reunião com a comissão que representa a categoria, com a participação de vereadores, na prefeitura, onde foram levantadas as demandas destes trabalhadores, sendo que a prefeitura mandará projeto para a Câmara. E, focou a redução na ordem de 20% de acidentes, o que reflete na malha urbana. Ainda citou a redução de acidentes graças às campanhas de prevenção. 

Pela Ordem, a vereadora Coronel Adriana (CID) parabenizou toda equipe da Semuttran e da Guarda Civil, em trabalho que resultou na redução no número de mortes.

O vereador Ronaldo Moschini (CID) também parabenizou as explanações de Akira, com a diminuição de acidentes fatais devido às campanhas e sinalização de trânsito.

Pela Ordem, o vereador Jonson de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB) parabenizou o secretário pelos resultados enfatizando o papel da educação como forma de redução da violência no trânsito.

O vereador Paulo Campos (PSD) também se manifestou em relação aos dados apresentados por Akira. E, reiterou atenção aos mototaxistas, na regulamentação dos serviços.

O vereador Lair Braga (SD) fez coro com os demais parlamentares, no tocante aos trabalhos de Akira. E, referendou a fala de Paulo Campos frente às demandas dos mototaxistas.

Também pela Ordem, o vereador Marcos Abdala reconheceu o empenho de Akira frente ao trânsito. Além de falar na condição de motoqueiro e, reafirmar a importãncia de termos ruas devidamente sinalizadas.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas