PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MARÇO DE 2021

Secretaria da Saúde intensifica combate à dengue em Artemis


Ação atende pedido do vereador Josef Borges preocupado com o aumento de casos da doença entre os moradores



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Agente aplica inseticida em residência do bairro Itaiçaba, em Artemis

Agente aplica inseticida em residência do bairro Itaiçaba, em Artemis
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Agente aplica inseticida em residência do bairro Itaiçaba, em Artemis

Agente aplica inseticida em residência do bairro Itaiçaba, em Artemis
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Agente aplica inseticida em residência do bairro Itaiçaba, em Artemis



O aumento dos casos de dengue no distrito de Artemis motivou o vereador Josef Borges (Solidariedade) a reforçar o pedido feito pelas unidades de saúde local para que a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica promovessem ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya. Os trabalhos foram realizados ao longo dessa semana.

O registro de pessoas com a doença começou a surgir nas Unidades de Saúde da Família de Artemis há cerca de 45 dias. A enfermeira Maria Elisa de Campos e o médico José Eduardo Passos Jorge, do USF I, revelaram que na unidade são 25 casos analisados no período, sendo 10 confirmados e 15 suspeitos aguardando resultado de exames.

O vereador Josef Borges revelou que 10 pessoas com a doença vivem em uma mesma rua do bairro Itaiçaba. “A vistoria nas casas e a aplicação do inseticida ajuda a controlar a quantidade de mosquitos, reduzindo a transmissão da doença, que é perigosa e também pode levar à morte”, disse.

A atenção e os cuidados com a Covid-19 que a população está tomando acaba deixando de lado as medidas de prevenção da dengue, conforme o vereador. “Temos que evitar aglomerações porque o sistema de saúde está à beira do colapso, com o esgotamento dos profissionais e de leitos SUS para pessoas com o novo coronavírus, mas é preciso também que todos verifiquem em suas casas locais que podem ser criadouros do mosquito transmissor da dengue e os elimine”, comentou.

Josef Borges acompanhou o trabalho das equipes que solicitaram permissão dos moradores para realizar a vistoria e fazer a aplicação do inseticida nas residências do Itaiçaba e de Artemis.

Em toda a cidade já são 1.177 casos confirmados de dengue, entre o dia 1º de janeiro a 12 de março deste ano e nenhuma morte. Os dados são da Vigilância Epidemiológica e indicam que no mesmo período de 2019, foram 134 casos e, em 2020, 515 casos.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Saúde Josef Borges

Notícias relacionadas