PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE MARÇO DE 2021

Requerimento questiona realização de exames de detecção da Covid


Propositura foi apresentada pela vereadora Ana Pavão (PL) e aprovada na noite desta quinta-feira (4).



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Ana Pavão (PL) apresentou, em regime de urgência, o requerimento 298/2021, aprovado na 10ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (4), em que solicita informações ao Executivo sobre agendamento de exames swab para detectar a Covid-19. 

No texto, a parlamentar detalha que foi informada por munícipes que procuraram o SUS (Serviço Único de Saúde) com sintomas da Covid-19 de que o exame está sendo feito com agendamento de 10 dias. “Por que não coletar imediatamente após a consulta”, questiona. 

Ela também pergunta por qual motivo está sendo feito o agendamento em um período que ultrapassa o período de contágio, sendo assim, qual seria a segurança para a família e para a sociedade quanto ao convívio com um suposto infectado. 

Ana Pavão questiona, ainda, quais os protocolos de segurança exigidos pelo pronto-atendimento para o exame e quais orientações ao suposto infectado no momento do agendamento. 

“Testes de diagnóstico para Covid-19 são ferramentas essenciais, auxiliam no controle da propagação da doença e mensuram a quantidade de pessoas infectadas”, avalia a vereadora. Ela explica que o RT-PCR (reação da transcriptase reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase) garantem a capacidade de identificar a presença do vírus. 

O RT-PCR é realizado a partir de amostras coletadas no trato respiratório inferior ou superior. A coleta das secreções geralmente é feita por meio do swab (um cotonete longo e estéril), aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca).

Ainda no requerimento, a parlamentar lembra informações do infectologista Vicente Soriano, professor da Universidade Internacional de La Rioja, na Espanha, e ex-conselheiro da OMS (Organização Mundial de Saúde), de que a capacidade de infectar outras pessoas, de transmitir esse vírus a outras pessoas, dura de 7 a 10 dias a partir do aparecimento dos sintomas.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Coronavírus Ana Pavão

Notícias relacionadas