PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2021

09 DE ABRIL DE 2021

Requerimento pede cumprimento de decreto para volta de aula presencial

Ana Pavão cita decreto estadual, publicado em 26 de março, que reconheceu como essenciais as atividades das instituições de ensino.

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de Ana Pavão foi aprovado na reunião extraordinária desta quinta-feira

De autoria da vereadora Ana Pavão (PL), requerimento aprovado na 6ª reunião extraordinária, nesta quinta-feira (8), pergunta à administração municipal se Piracicaba cumprirá o decreto estadual 65.597, que reconheceu como essenciais "as atividades desenvolvidas no âmbito da rede pública e das instituições privadas de ensino".

O decreto, assinado pelo governador João Doria (PSDB), foi publicado em 26 de março e segue proposição do secretário estadual da Educação e recomendações do Centro de Contingência do Coronavírus. Caso Piracicaba não venha a cumprir o decreto, Ana Pavão indaga qual a previsão para o retorno das atividades presenciais nas escolas.

A vereadora cita fala do secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, em 12 de fevereiro, mostrando preocupação com os transtornos psicológicos que podem afetar o 'novo normal' e observando que o não-retorno das atividades, não só no âmbito educacional, "vem prejudicando toda a população".

Ana Pavão reafirma a necessidade das escolas neste momento. "Nossas crianças e adolescentes já não possuem suporte de aprendizado presencial há cerca de um ano. O ensino a distância, adjunto da necessidade do isolamento, pode impactar negativamente no desenvolvimento de problemas relacionados ao psicológico, como ansiedade, sono desregulado e estresse", diz a vereadora no requerimento 379/2021, assinado também por Fabrício Polezi (Patriota).

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583