PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE JUNHO DE 2021

Requerimento defende priorização da vacina a funcionários de mercados


Vereador Cássio Luiz indaga o Executivo sobre a existência de plano municipal para este grupo de pessoas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento defende priorização da vacina a funcionários de mercados



Requerimento 597/2021, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), aprovado em caráter de urgência na 16.ª ordinária de ontem (7) solicita informações do Executivo sobre a priorização da vacinação dos funcionários de supermercados.

Cássio Luiz considera casos eminentes no SUS (sistema único de saúde), onde algumas cidades, tais como Ribeirão Preto, São Jose dos Campos, Tupã, entre outros, estão tomando medidas restritivas mais severas quanto à circulação de pessoas. Além de avaliar que é essencial a priorização de vacinação dos grupos de profissionais que trabalham na linha de frente.

O parlamentar recorre a informações buscadas no site do Ministério da Saúde, que preconiza: “O Ministério da Saúde recomenda que os gestores de saúde sigam essa ordem estipulada pelo Plano de Vacinação, de acordo com as orientações do PNI (Programa Nacional de Imunizações), com a lógica tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS), onde estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas."

Cássio também demonstra, que diante deste enfrentamento do vírus da Covid-19, os funcionários de supermercados têm estado na linha de frente, pois o serviço de “fornecimento” de alimentos é essencial, onde um grande fluxo de pessoas frequenta o supermercado diariamente, para poder comprar os alimentos necessários para garantir a sua alimentação.

"Os funcionários de supermercados estiveram trabalhando desde o início da pandemia, atendendo a todas a pessoas constantemente sem se quer conseguir saber se as pessoas estão contaminadas ou não. Eles seguem todos os protocolos de segurança de saúde, e estão trabalhando com alta exposição ao vírus."

"Principalmente os funcionários denominados caixa de supermercado/operador de caixa de supermercado estão expostos ao vírus, ficando face a face com os clientes, podendo levar contaminação muitas vezes às suas famílias", destaca o parlamentar. 

No requerimento, a indagação é que o Poder Executivo Municipal tem ciência destes fatos; se existe algum plano municipal para a vacinação de grupos prioritários; qual a possibilidade de se realizar a vacinação dos funcionários de supermercados. Em caso de resposta positiva, o questionamento é saber qual a previsão para a vacinação destes funcionários. Além de outras informações que se tornem relevantes e oportunas.

 

 

 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Cassio Luiz

Notícias relacionadas