PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE JUNHO DE 2021

Requerimento busca dados sobre o Centro de Controle de Zoonoses


Alessandra Bellucci, autora da propositura, quer saber sobre atendimento aos animais abandonados, maltratados e doentes



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Aprovação de propositura, nesta segunda-feira (7), ocorreu na 16ª reunião ordinária



A vereadora e protetora dos animais, Alessandra Bellucci (Republicanos), quer saber se há, no organograma da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Ao Executivo, ela pergunta o que regulamenta o funcionamento do órgão e se há estudos ou previsões de alguma parceria para que o chipagem de animais na cidade. Além destas perguntas, a parlamentar apresenta uma série de questionamentos, no requerimento 582/2021, aprovado na 16ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (7).

Alessandra quer saber qual a data das últimas três compras de medicamentos para animal e o que foi comprado, se os medicamentos para uso em animais são comprados juntos com os de uso humano e por qual motivo não se compra Atropina exclusivo para uso em animais.

A parlamentar poderá que a V8 auxilia na prevenção da cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae). Sobre a vacina, a dúvida dela é por que ela ainda não é utilizada nos cães ainda saudáveis, o que segundo ela evitaria que sejam vitimados.

Além disso, o requerimento busca entender o que proíbe as ações in loco, voltadas às famílias carentes com animais de estimação, com objetivo de prevenção e abandono, o que é feito para a socialização de animais agressivos recolhidos (para que possam ser doados), o que é feito para prevenir, em matéria de conscientização e orientação, ou campanhas para que tutores castrem e vacinem seus cães contra parvo, cinomose, entre outros.

Ainda no requerimento, Alessandra pergunta qual tipo de manejo é destinado aos animais recolhidos e curados e se continuam nas baias de observação ou tem outro tipo de manejo. "No quesito espaço, as baias de contenção e observação possuem espaço suficiente? Qual a legislação ou recomendação está sendo seguindo?", questiona.

Segundo ela, nos últimos sete anos não houve nenhum caso de raiva no município, mesmo com o recolhimento de 71 cães. "No entanto, 12 vieram a óbito e 12 eutanasiados, mesmo constando que não tinha raiva”, cita Alessandra, ao citar a resposta ao requerimento 440/21, de que os 71 cães foram recolhidos não para observação de raiva e sim por apresentarem agressividade.

"Venho apresentando requerimentos visando entender o funcionamento do CCZ, sua estrutura humana, financeira e o atendimento aos animais abandonados, maltratados e doentes", justifica a vereadora.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Alessandra Bellucci

Notícias relacionadas