PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE ABRIL DE 2022

Rede propõe ampla campanha contra o feminicídio


Representantes da Procuradoria e do Grupo de Trabalho da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher se reuniram nesta terça-feira (19)



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Reunião foi realizada on-line



Integrantes da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher definiram, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (19), que é preciso realizar uma ampla campanha contra o feminicídio em Piracicaba. "Vamos estudar como será realizada, mas precisamos fazer urgentemente", disse a vereadora Rai de Almeida (PT), que conduziu a reunião e é uma das procuradoras da mulher da Câmara, juntamente com as vereadoras Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, também presente na reunião, Ana Pavão (PL) e Alessandra Bellucci (Republicanos).

A ideia surgiu após a fala da professora universitária, Heliane Berlato, do projeto DigNas da Esalq/USP. Ela contou que no próximo dia 29, a partir das 13h30, será feito um ato contra o feminicídio na universidade em memória de Carolina Jorge Dini, de 42 anos, funcionária da instituição morta a facadas pelo ex-marido no dia 24 de março. "Todos os funcionários e alunos se reunirão em frente ao prédio principal da Esalq com o intuito de gerar uma comoção pública. Neste ato lançaremos a campanha USP contra o feminicídio", afirmou. 

Rai contou que esteve em uma manifestação organizada pela Coletivo Feminista Raiz Fulô da ESALQ em homenagem à Carolina. "Foi um ato forte, emocionante, que terminou em frente ao local onde a Carolina trabalhava. Neste dia, ouvi relatos de que o agressor tentou invadir várias vezes a Esalq e Carolina mudava de setor internamente para que o agressor não a encontrasse", afirmou a vereadora. 

Heliane foi convidada justamente para esclarecer a situação. Segundo ela, a Esalq desconhecia a medida protetiva contra o ex-marido obtida por Carolina. "Somente amigos sabiam da sua história a protegiam", disse. Heliane contou também que trabalha com o desenvolvimento de um aplicativo que mostra a localização da mulher, para que a polícia seja acionada sem que o agressor perceba. "Além disso, temos o programa Inclua, canal de ouvidoria, de atendimento anônimo, tudo dentro da Esalq", afirmou.

A vereadora Rai afirmou que seria importante expandir a campanha para todo o município. "Temos que abranger sindicatos dos empregados e empregadores, empresas, poder público e colocar cartazes, por exemplo, dizendo que determinada empresa combate o feminicídio", afirmou. Rai acrescentou que Portugal fez uma campanha nestes moldes e conseguiu reduzir significativamente casos de violência contra a mulher. 

BALANÇO DO MÊS DA MULHER - Participaram também da reunião, representantes da Patrulha Maria da Penha, do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), do Coletivo Beleza Preta, Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde, Projeto Não Viralize a Ignorância entre outras instituições e projetos. 

Algumas delas fizeram um balanço das atividades realizadas durante o mês de março, mês da Mulher. O CRAM, por exemplo, realizou uma extensa programação, visitando 14 locais da secretaria da Saúde, explanando sobre a violência contra a mulher, atingindo um total de 197 pessoas, com distribuição de cartilhas e esclarecimentos. 

A vereadora Sílvia Morales destacou, entre várias atividades realizadas pela Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, a Feirinha Delas. "Trouxemos para o estacionamento da câmara 50 artesãs. Elas venderam bem, socializaram, se divertiram. Foi algo inédito e podemos melhorar", afirmou.

ENCAMINHAMENTOS - Parte das integrantes da rede e a vereadora Rai terão uma reunião amanhã com o prefeito Luciano Almeida (União Brasil). Entre os assuntos está a elaboração do plano municipal de enfrentamento da violência contra as mulheres e outras políticas públicas. 

Rai também acrescentou que é preciso unificar atividades, como as realizadas durante o mês da mulher, e as agendas da Rede. Também foi solicitado para que as integrantes se manifestem sobre a manutenção das reuniões on-line ou retomada das presenciais, antes do próximo encontro, que será daqui a dois meses. 



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Alessandra Bellucci Ana Pavão Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas