PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE SETEMBRO DE 2022

Reajuste do piso da enfermagem é defendido na Câmara


Vereador Ary de Camargo Pedroso Jr falou sobre o aumento para a categoria, "de extrema importância para pacientes e hospitais"



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Ary de Camargo Pedroso Jr.






O vereador Ary de Camargo Pedroso Jr. utilizou o tempo regimental, durante a 40ª reunião ordinária, para defender os enfermeiros e o aumento do piso da categoria. O parlamentar é médico e contou que, há seis anos, elaborou um projeto de lei, solicitando aumento do piso da enfermagem para o município. "Foi considerado inconstitucional, pois mexe com o erário. Fizemos um reescalonamento do dinheiro da prefeitura, para pagar esses salários", explicou.

Ele disse que seria justo o aumento do salário da categoria. "Esse projeto (de reajuste do teto) ficou na Câmara de deputados tramitando por 15 anos. Foi aprovado, sancionado e barrado, porque faltou para os nobres deputados a ideia de como vai ter dinheiro para pagar", afirmou.

Ele defendeu o financiamento para o pagamento do reajuste. "Se aumenta o piso da forma que foi feita, vamos dar um exemplo, como a Santa Casa vai pagar? Ela está no vermelho. Se for obrigatório pagar, precisamos buscar esse financiamento. O SUS tem muito dinheiro. É  um programa de saúde que dá certo e tem dinheiro para pagar a enfermagem", acrescentou.

Ary acrescentou que não se preocupa com os hospitais privados. "A UNIMED se tiver que pagar, paga hoje. O que me preocupa são as instituições públicas. Me preocupa em quebrar e demitir funcionários. É justo, o pessoal da enfermagem tem que ir para Brasília reivindicar. Precisamos de grana para isso acontecer. Tem que acontecer. E acho esse piso muito aquém e esse financiamento é extremamente necessário", disse. 

Em aparte, o vereador Anilton Rissato endossou o discurso de Ary. Eles comentaram também sobre o teto do SUS, que é o repasse aos municípios pelos atendimentos realizados, que não sofre reajuste há anos.

Confira a fala completa no vídeo acima



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Ary Pedroso Jr Anilton Rissato

Notícias relacionadas