PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE MARÇO DE 2020

Projeto Pernas Caipiras receberá homenagem de André Bandeira


Iniciativa promove a inclusão de pessoas com deficiência, por meio do esporte



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Câmara aprovou moção de aplausos na 11ª reunião ordinária



O projeto Pernas Caipiras, de inclusão de pessoas com deficiência no esporte, motivou a moção de aplausos 38/2020, do vereador André Bandeira (PSDB), aprovada na noite desta quinta-feira (12), na 11ª reunião ordinária.

Serão homenageados Edmilson Reame, Vitor Montebello, Luciane Lima, Luciano Ribeiro, Michelly Basso, Ana Paula Massarutto, Paulo Amaral, Flavia Amaral, Juliana Mazzonetto e Fabiane Favarelli Navega.

O Pernas Caipiras promove corridas de rua, com triciclos adaptados para as provas. Dois ou três condutores se revezam durante o trajeto. Os familiares de quem está sendo conduzido também podem participar e, se não tiverem o costume de correr, na reta final assumem o comando do triciclo para cruzar a linha de chegada.

O projeto começou a ser idealizado em 2018, quando Edmilson participou de uma corrida em Campinas e viu cadeirantes na prova. Depois de algum tempo e de várias tentativas, no dia 8 dezembro de 2019, junto do voluntário Vitor Montebello, foi criado um perfil no Instagram para divulgação. Eles ganharam o primeiro triciclo uma semana depois.

O lançamento oficial ocorreu em 9 de fevereiro de 2020, no Lar dos Velhinhos de Piracicaba. Hoje o projeto possui cinco triciclos e uma tenda, conquistados por doações, e aproximadamente 150 voluntários.

Segundo Bandeira, há várias maneiras de participar do Pernas Caipiras: como voluntário, indicando uma pessoa com deficiência; conduzindo os triciclos; comprando uma camiseta, copos personalizados e outros itens; compartilhando no Instagram; doando qualquer quantia ou algo para rifas; indicando uma instituição relacionada a pessoas com deficiência; ou orientando pessoas sobre a importância da inclusão.

“Há pessoas que se preocupam em trazer alegria para o próximo e gerar a inclusão de pessoas com deficiência no esporte. Só quem vive essa realidade sabe o quanto é difícil fazer parte da inclusão na sociedade em geral, quanto mais no esporte. Dessa forma, o projeto Pernas Caipiras é um orgulho para Piracicaba e merece este reconhecimento”, destaca o parlamentar.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas