PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JUNHO DE 2019

Professores da Esalq receberão moção de aplausos da Câmara


Docentes serão homenageados pelo lançamento do livro Elementos de Tecnologia e Engenharia da Produção do Açúcar, Etanol e Energia



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi aprovada na 38ª reunião ordinária



A Câmara aprovou na noite desta quinta-feira (27), na 38ª reunião ordinária, a moção de aplausos 112/2019, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr., que homenageará os professores da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) Afrânio Antônio Delgado, Marco Antônio Azeredo Cesar e Fábio Cesar da Silva, pelo lançamento do livro Elementos de Tecnologia e Engenharia da Produção do Açúcar, Etanol e Energia. Também receberá a homenagem a Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), pela edição do livro.

Voltada a profissionais que atuam nas operações unitárias da fabricação de açúcar, etanol e na produção de energia, incluindo técnicos, tecnólogos e engenheiros, a obra faz referências às operações agrícolas e industriais da fabricação do açúcar e também do etanol a partir da cana, assim como do etanol a partir das matérias-primas amiláceas e celulósicas, envolvendo o uso do milho e do bagaço da citada gramínea e suas folhas.

Também são detalhadas as operações iniciais da fabricação do açúcar, envolvendo a matéria-prima, colheita, transporte, pesagem, recepção e seu preparo para extração, tratamento do caldo, abrangendo a remoção das impurezas, sulfitação, caleagem, aquecimento, decantação e filtração do lodo.

Em 1978, Afrânio Antônio Delgado tornou-se professor-adjunto, passando posteriormente a professor associado do Departamento de Tecnologia Rural - LTR da Esalq. Durante o período de docência, publicou, em colaboração com professores do mesmo departamento, inúmeras apostilas didáticas e trabalhos de natureza técnico-cientifica.

Marco Antônio Azeredo Cesar é contratado como professor da Esalq/USP desde 1966, onde, em 1970, obteve o título de doutor em agronomia. Aposentou-se no atual Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição. Foi consultor do instituto de Pesquisas Tecnológica do Estado de Paulo (IPT) e de várias usinas e destilarias de produção de açúcar e etanol.

Fábio Cesar da Silva é formado em engenharia agronômica, mestre e doutor pela Esalq/USP e pós-doutor pela Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha. Foi professor de tecnologia do açúcar e do etanol na Fundação Municipal de Ensino, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Esapp (Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista), Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É contratado como professor pela Fatec Piracicaba, para as disciplinas de graduação em tecnologia de biocombustíveis e pós-graduação em agronomia na Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Jaboticabal. Possui mais de 60 trabalhos e vários livros publicados.

 

                                    



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas