PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE DEZEMBRO DE 2018

Pessoas com deficiência são protagonistas em série de vídeos da Câmara


Deficientes visuais são tema do primeiro dos cinco episódios do projeto #PiraInclusiva, produzido e idealizado por estagiários do Departamento de Comunicação.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Thaís Passos (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Alice Yasmin está na entidade desde os 7 meses de idade

Alice Yasmin está na entidade desde os 7 meses de idade
Foto: Thaís Passos (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Aulas de violão são realizadas às quartas-feiras

Aulas de violão são realizadas às quartas-feiras
Foto: Thaís Passos (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Armelinda Suveges, deficiente visual e aluna da Avistar

Armelinda Suveges, deficiente visual e aluna da Avistar
Foto: Thaís Passos (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Lucas Camargo, deficiente visual e aluno da Avistar

Lucas Camargo, deficiente visual e aluno da Avistar
Foto: Thaís Passos (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Carla Andressa Neves, deficiente visual e aluna da Avistar

Carla Andressa Neves, deficiente visual e aluna da Avistar
Foto: Thaís Passos (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Entrevistas para o #PiraInclusiva foram realizadas durante o mês de novembro

Entrevistas para o #PiraInclusiva foram realizadas durante o mês de novembro
Foto: Thaís Passos Salvar imagem em alta resolução

Alice Yasmin está na entidade desde os 7 meses de idade



Quem escreveu o provérbio "O que os olhos não veem, o coração não sente" precisava conhecer de perto o dia a dia dos alunos da Avistar (Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba). Quem visita a entidade percebe nos primeiros minutos os sentimentos que estão presentes em todas as atividades, como o afeto, a emoção e a alegria.

Buscando levar esse significado adiante e divulgar as boas iniciativas inclusivas presentes na cidade, o Departamento de Comunicação da Câmara, em parceria com o gabinete do vereador André Bandeira (PSDB), produziu uma série de cinco vídeos que serão exibidos nesta semana por ocasião do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta segunda-feira (3). A ação integra o Fórum Municipal Permanente da Pessoa com Deficiência. Temos temas diversos e relevantes na atuação dos vereadores que são importantes de serem trabalhados em outras linguagens que não apenas a cobertura jornalística. Os mini-documentários são uma destas formas que contribuem para a levar à população estes conteúdos", afirma a diretora do Departamento, Valéria Rodrigues.

O primeiro vídeo terá como tema os deficientes visuais, com entrevistas com os alunos da Avistar Lucas Camargo, Armelinda Suveges e Carla Andressa Neves e a coordenadora da entidade, Andrea Cancelieri. Localizada na avenida Antonia Pazinato Sturion, no Morumbi, a Avistar presta serviços a pessoas com deficiência visual há 13 anos.

Promover a integração desses indivíduos na sociedade é um dos objetivos da entidade, que oferece aulas de informática, educação física, karatê, costura, uso da bengala e Libras, entre outras.

Lucas diz gostar muito das aulas de violão, que faz em parceria com seus amigos e a professora voluntária Luana Paula Carvalho Silva. Por causa do interesse pela arte, o jovem começou a escrever letras de música e algumas poesias. "Cada aula está me ajudando mais. Aqui na Avistar estou aprendendo junto com todos", conta Lucas, após cantar uma composição de sua autoria para o vídeo.

Andrea lembra vários momentos marcantes vividos na Avistar. "Teve uma senhora que, quando reaprendeu a fazer café, porque não a deixavam mais fazer em sua casa, foi uma alegria. São coisas pequenas no nosso dia a dia, mas que para eles são grandes vitórias", recorda.

PRODUÇÃO – A série #PiraInclusiva segue com episódios sobre deficientes físicos nesta terça (4), deficientes intelectuais na quarta (5) e deficientes auditivos na próxima segunda (10), terminando na próxima terça-feira (11) com um vídeo sobre os avanços e os desafios em acessibilidade na opinião de entrevistados e a atuação da Câmara de Vereadores de Piracicaba sobre o tema.

Com um total de 25 entrevistas realizadas ao longo de novembro, o projeto foi produzido e idealizado pelos estagiários de jornalismo Débora Bontorim, Lucas Lima, Fernanda Rizzi e Thaís Passos e teve gravações e edição de Thales Charbel, estagiário de cinema e audiovisual, com o apoio do cinegrafista da Casa, Gustavo Annunciato, e da estagiária de vídeo Nathalia Zambrim, da TV Câmara.

Com foco na divulgação pelas redes sociais, os vídeos têm duração de até 5 minutos e serão postados no perfil da Câmara no Facebook. Já o instagram Pira Inclusiva trará conteúdos relacionados ao assunto.

Os vídeos tiveram o apoio das entidades Avistar, AAPP (Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Apaspi (Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba) e contam com a tradução em Libras feita pelo estagiário da Rádio Câmara Web, Jorge Ribeiro.

Assista ao vídeo completo pelo Youtube do Departamento de Comunicação da Câmara



Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Câmara Inclusiva André Bandeira

Notícias relacionadas