PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MARÇO DE 2021

Parceria da Câmara disponibiliza vídeos para inclusão na Saúde


Bia Turetta, do Grupo de Libras Piracicaba e Região destaca o andamento de parceria entre a Câmara de Vereadores e a Secretaria Municipal de Saúde, no sistema ICOM.



EM PIRACICABA (SP)  

Libras: vídeos da Câmara reforçam avanços em acessibilidade

Libras: vídeos da Câmara reforçam avanços em acessibilidade
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Salvar imagem em alta resolução

Libras: vídeos da Câmara reforçam avanços em acessibilidade



Numa parceria inédita, a Câmara Municipal de Piracicaba concluiu o primeiro vídeo de uma série que tem como objetivo levar aos servidores da rede municipal de saúde, orientações importantes para o atendimento inclusivo das pessoas surdas. Intermediada pelo Grupo Libras Piracicaba Região, o projeto sob a coordenação da professora doutora Beatriz Aparecida dos Reis Turetta, do Grupo Libras Piracicaba e Região tem produção do Departamento de Comunicação.

Bia relata sobre o andamento de projeto, em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores, na implantação do sistema ICOM, de acessibilidade em Libras, inicialmente na área da saúde, que já projeta Piracicaba no cenário nacional, pelo pioneirismo da iniciativa.

Em carta de agradecimento aos encaminhamentos que a Câmara deu ao projeto, Bia Turetta discorre sobre a iniciativa e, também antecipa os conteúdos de três vídeos, em produção pela Câmara, em temáticas que passam pelo acolhimento da comunidade surda na área da saúde, que visa esclarecer as diferenças de constituição da comunidade surda e auxiliar os profissionais da área da saúde no acolhimento dessas pessoas.

Os cursos são Libras básica, para profissionais da saúde, que pretendem ensinar vocabulário básico de Libras relacionado ao acolhimento e aos sinais mais utilizados na área da saúde e que poderá ser dividido em vários vídeos menores, se necessário, e outro sobre o Sistema de Interpretação em Libras, que visa tornar público como é feita a utilização do sistema de interpretação ICOM.

"A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba tem sido reconhecida nacionalmente pelo avanço em acessibilidade em Libras. Fomos procurados por municípios de diferentes regiões do Brasil para conversarmos sobre os caminhos trilhados até aqui. Temos muito orgulho em termos feito parte de um avanço tão significativo na área da inclusão da pessoa com deficiência no município", afirma a professora. Segundo ela, os responsáveis pela implantação do sistema ICOM na área da saúde não realizaram um trabalho, realizaram sonhos de toda uma vida.

No lançamento do sistema de interpretação em Libras na área da saúde – ICOM, recebeu destaque a importância que outras ações pudessem ser realizadas na cidade para que a comunidade surda fosse atendida com mais qualidade no município. "Em conversa informal com o secretário da saúde Filemon Silvano, o subsecretário Augusto Muzilli Junior, a diretora do Departamento da Atenção Básica, Tatiana Longato e o presidente da Câmara de Vereadores Gilmar Rotta (Cidadania), iniciamos uma parceria com o intuito de realizarmos outras iniciativas que pudessem favorecer a melhoria da qualidade do atendimento à comunidade surda no município", explica.

O Grupo Libras Piracicaba e Região e a diretoria da Atenção Básica ficaram responsáveis pela organização dos conteúdos e das estratégias do curso de formação. O presidente da Câmara, se comprometeu com a produção e edição dos vídeos a partir de uma parceria com o Projeto Câmara Inclusiva.

Em reunião com a diretoria da Atenção Básica (em que estiveram presentes a coordenadora Técnica de Enfermagem, Tatiana Bonini, e os responsáveis pela coordenação médica Anay Gomes Ferrer e Luís Fernando de Nunes Barbosa, foi acertada a formação dos profissionais da área da saúde aconteceria a partir de vídeos que seriam produzidos em parceria e divulgados por todos os envolvidos.

Ela reforça que os vídeos de formação são frutos de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, do projeto Câmara Inclusiva e do Grupo Libras Piracicaba e Região. Os temas foram decididos em conjunto com a diretoria da Atenção Básica e os conteúdos serão oferecidos por profissionais reconhecidos na área da surdez e da tecnologia da informação. 

No primeiro vídeo, a psicóloga surda e professora de Libras, Raíssa Siqueira Tostes aborda a temática do acolhimento da comunidade surda na área da saúde. Os vídeos produzidos estão sendo divulgados internamente pela secretaria da saúde, pelo Youtube do Grupo Libras Piracicaba e Região e pelas redes sociais da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

"Embora a formação tenha sido pensada para atender a necessidade dos profissionais da área da saúde do município, espera-se que os materiais produzidos nessa parceria possam auxiliar outros municípios que se interessam em atender a comunidade surda com mais qualidade", afirma o presidente do Legislativo, Gilmar Rotta.

A Secretaria Municipal de Saúde tem demonstrado desde a gestão anterior um olhar atento e humano para as necessidades da comunidade surda de Piracicaba. "Somos muito gratos a todos os envolvidos na implantação do sistema de interpretação em Libras na saúde inclusive aos profissionais da tecnologia da informação que se empenharam ao máximo para que isso fosse implantado com a maior rapidez possível", afirma Bia.

O projeto de formação para os profissionais da saúde permite que toda a comunidade surda seja atendida com mais qualidade, inclusive as pessoas que tem deficiência auditiva, mas que não se comunicam em Língua de Sinais. Bia afirma que essas pessoas também precisam ser acolhidas em suas escolhas e de recursos que lhes garantam um atendimento de qualidade. "A acolhida afetuosa da nova gestão nos faz ter a certeza que continuaremos trilhando caminhos rumo a uma cidade mais acessível para todos".

Em nome do Grupo Libras, ela destaca o apoio da Câmara, desejando que o projeto Câmara Inclusiva se estenda para outros espaços públicos e privados, sendo referência para que a prefeitura e outras secretarias também se tornem inclusivas à todas as pessoas.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Câmara Inclusiva Gilmar Rotta

Notícias relacionadas