PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE ABRIL DE 2018

Oficina do Plano Diretor leva à reflexão sobre a vida na zona rural


Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável contribuiu para que oficinas na zona rural fossem ampliadas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A Prefeitura do Município de Piracicaba tem promovido oficinas para capacitação destinadas a discutir a Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento e a Câmara de Vereadores de tem participado destes debates. Ações promovidas pelo Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba e cursos de capacitação na Escola do Legislativo contribuem para a ampliação do número de encontros e debates de temas relacionados à zona rural. Na terça-feira, 10, aconteceu uma oficina no bairro rural de Anhumas.

A ampliação do número de oficinas foi um importante avanço que atendeu também à demanda do Fórum criado este ano na Câmara de Vereadores por iniciativa da vereadora Nancy Thame e do vereador Paulo Serra (PPS). A meta fez parte dos aspectos definidos para o trabalho e participação na Revisão do Plano Diretor. “O interesse dos membros do Fórum e o interesse nas oficinas paralelas também definidas como meta de trabalho e que já tiveram duas edições na Câmara têm capacitado as pessoas a intervirem de forma colaborativa nas oficinas do Executivo”, disse a vereadora.

Levar as edições das oficinas aos bairros rurais enriqueceu, na visão da vereadora, que também é presidente da Comissão do Meio Ambiente, o conteúdo das discussões. “A oportunidade de ouvir o morador do campo tem trazido elementos que nos fazem refletir sobre como a cidade precisa estar preparada para comportar todos que nela têm interesse em residir, mas também nos estimula pensar formas de estimular estes jovens a desenvolver sua vida profissional na zona rural”, pontuou.

Participaram da reunião de Anhumas os vereadores Nancy Thame (PSDB), Paulo Campos (PSD) e Aldisa Viera Marques, o Paraná (PPS), acompanhando a apresentação das demandas pela comunidade e os encaminhamentos feitos ao Executivo. A oficina de Anhuma trouxe percepções que preocuparam a vereadora Nancy Thame, principalmente no que refere-se ao interesse dos produtores em se manterem fixados na zona rural.

 “Os jovens precisam de estímulos como esportes, lazer, escola de qualidade, saúde, enfim, o que o jovem da cidade tem, para terem interesse em permanecerem na zona rural”, mas são aspectos que requerem que nos debrucemos mais profundamente para entender e propor ações e políticas públicas que devolvam estas pessoas a identificação com a terra”, afirma a parlamentar.

Para o vereador Paulo Campos, a participação dos vereadores na oficina possibilita o contato direto com os problemas da zona rural, pndendo contribuir inclusive com encaminhamentos para os Executuvo que possam melhorar a vida das pessoas. "Entendendo as priopridades da comunidade podemos atuar diretamente nas questões através de indicações e ofícios", disse.

Na primeira aula do mini curso sobre a Revisão do Plano Diretor promovido pela Escola do Legislativo, o tema rural teve destaque com a participação de 160 pessoas, trouxe o tema. A engenheira agrônoma Marli Terezinha Pereira falou da ocupação a partir do olhar da Zona Rural. “Essa população precisa ser ouvida. A gente vê que há um isolamento”, disse. Ela ponderou que está todo mundo decidindo por eles (moradores da Zona Rural) e eles se veem excluídos desta discussão”, enfatizou.



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Fórum Gestão e Planejamento Territorial Sustentável Paulo Henrique Paulo Serra Nancy Thame Valdir Marques

Notícias relacionadas