PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE AGOSTO DE 2022

Museu Prudente de Moraes é homenageado pelos 65 anos de fundação


Moção de aplausos de Laercio Trevisan Jr. enaltece histórico da instituição.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Moção de aplausos foi entregue na tarde desta segunda-feira

Moção de aplausos foi entregue na tarde desta segunda-feira
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (7 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (8 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (9 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção de aplausos foi entregue na tarde desta segunda-feira



O valor para Piracicaba do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes foi destacado pelo vereador Laercio Trevisan Jr. (PL) na tarde desta segunda-feira (8), durante ato solene para a entrega da moção de aplausos 28/2022, em reconhecimento aos 65 anos da inauguração do local, completados no último dia 1°.

"Aqui começa a história política de Piracicaba, em que um jovem político, Prudente de Moraes, torna-se vereador, presidente da Câmara —que, no passado, era o intendente, ou seja, era o prefeito ao mesmo tempo—, deputado da província, deputado geral, governador, senador e o primeiro presidente civil eleito do Brasil", disse o autor da homenagem.

O museu está instalado na antiga residência de Prudente José de Moraes Barros, no número 641 da rua Santo Antônio, no Centro, onde ocorreu o ato solene de entrega da moção de aplausos. O imóvel foi construído em 1870, em estilo imperial brasileiro, e é tombado pelo Codepac, pelo Condephaat e pelo Iphan.

Na moção, Trevisan lembra que o museu foi criado por meio do decreto estadual 26.218, de 3 de agosto de 1956, pelo então governador Jânio Quadros, ficando a cargo da Secretaria da Educação, por intermédio do Departamento de Educação mediante entendimento com a municipalidade e instituições culturais, a instalação do museu. Já o processo de municipalização do museu se iniciou em 2010, sendo concluído em definitivo em 2019. "Viva, Jânio Quadros: sem ele, não existiria o museu", declarou.

O vereador elogiou o grupo de funcionários e estagiários da instituição. "Aqui tem uma equipe em que cada um colabora com algo importante para a cultura e a história do museu. Fico feliz por estar numa casa que tem uma história política, e a importância da cultura preservada, com 12 mil itens, que contam não só a história de Prudente, mas de várias personalidades de Piracicaba", completou o parlamentar.

A moção de aplausos foi recebida pela diretora do museu, Érica Frasson, e pelo titular interino da Secretaria Municipal da Ação Cultural, Hermes Balbino. Também foi feita a entrega, durante o ato solene, de votos de congratulação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, propostos pelo deputado estadual Alex de Madureira (PL) no requerimento 1.013/2022 —o parlamentar foi representado por Miriam Melo, sua assessora.

Hermes Balbino rememorou as vezes em que esteve no museu, como quando, no então ensino primário, fez visita técnica promovida pela escola onde estudava. "Esta casa tem uma história pessoal para mim, pois sempre nos remetia à surpresa de como era naquele tempo. E os itens nos trazem uma referência de marca histórica, uma dimensão de onde estamos e uma projeção sobre para onde queremos ir", refletiu.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Homenagem Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas