PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE JULHO DE 2021

Moção enaltece os 75 anos do Tiro de Guerra em Piracicaba


Homenagem de autoria dos vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL) e Fabrício Polezi (Patriota) foi entregue à corporação nesta segunda-feira (12).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Oficialmente criado em 31 de outubro de 1945, o Tiro de Guerra de Piracicaba (TG 02-028) recebeu nesta segunda-feira (12) a moção de aplausos 34/2021 pelos 75 anos de atividade no Município, com contribuições em eventos cívicos, campanhas e diversas ações de cunho público. A autoria é dos vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL) e Fabrício Polezi (Patriota) e foi direcionada ao 1º Sargento de Engenharia, instrutor-chefe Fabrício Campos Silva, e ao 1º Sargento Diogo Araújo.

No texto da propositura, os parlamentares salientam que, desde a criação, o Tiro de Guerra de Piracicaba participou dos acontecimentos da cidade, como recepção de autoridades civis e militares a honras fúnebres, assim como se engajou em solenidades cívicas do calendário nacional e eventos artístico-culturais, esportivos, religiosos e beneficentes, como arrecadação de agasalhos, alimentos, remédios, materiais de higiene, e participa de campanhas antidrogas e contra a dengue. 

Ao longo de mais de sete décadas, o TG 02-028 colaborou em eventos artísticos, culturais, esportivos, beneficentes e religiosos, incluindo Festa das Nações, Paixão de Cristo, Festa do Divino, Procissão de Santo Antonio e de Nossa Senhora Aparecida, Jogos Regionais do Idoso, Campeonato de Balonismo, Passeios Ciclísticos e Dia do Desafio. Demonstrando compromisso público, no ano de 1988, apoiou os flagelados por enchente no Estado do Rio de Janeiro.

Também integra as realizações do TG 02-028 trabalhos de conscientização junto aos atiradores sobre a importância da doação de sangue, conseguindo conquistar considerável número de colaboradores ao Hemonúcleo de Piracicaba e primou em ensinar os atiradores o civismo, a cidadania, a ética e a liderança. Já foram formados milhares de jovens ao longo desses anos.

REGISTROS – Ainda na moção, os vereadores destacam que, embora a criação do TG 02-028 é somente em 31 de outubro de 1945, há registros nos arquivos da corporação e de publicações da época, como jornais e outros documentos, que testificam a conclusão da formação de soldados em 1919, portanto, muito tempo antes já demonstrando a presença do Exército Brasileiro na cidade. 

Na propositura, os autores salientam que está em estudo na Câmara a localização de documentos que tratam da escola do Exército antes do período de 1945.

De forma oficial, o TG 02-028, com a nomenclatura atual, foi instituído pela Portaria 8.747, de acordo com o Decreto-Lei 7.343, de 6 de fevereiro e Artigo 2º do Regulamento para os Tiros de Guerra, aprovado pelo Decreto Lei 19.674, de 1º de outubro, todos de 1945. Em 22 de novembro de 1945, foi nomeado Instrutor do TG, o 1º Sgt do Q.T. Ayres Dias de Araújo, e em 28 de dezembro do mesmo ano, foi nomeado o primeiro diretor do TG, o então prefeito Bento Luiz Gonzaga Franco. 

Em 31 de julho de 1960, foi concluída a construção da sede do TG. Em 1979, o Tiro de Guerra 02-036 teve a denominação alterada para 02-028, conforme Portaria Ministerial 878/1979. No ano de 1984, teve a nova sede inaugurada na rua Anhanguera, 362, no bairro Morumbi, local em que ainda se encontra instalado.

Em julho de 1986 foi entregue a construção do estande de tiro e em agosto de 1987 foi inaugurada a pista de obstáculos, que contou com a presença dos Tiros de Guerra das cidades de Americana, Limeira e Rio Claro.

No dia 25 de agosto de 1996, foi lançado o programa Criança Cidadão do Futuro, de inclusão social de jovens pré-adolescentes e adolescentes. No dia 24 de agosto de 2003, o TG teve a inauguração das instalações referentes a este projeto e, em 9 de agosto de 2004, foi dado início ao projeto de basquete Passe de Mágica, das jogadoras Maria Paula Gonçalves da Silva (Magic Paula) e Maria Angélica Gonçalves da Silva (Branca).

HISTÓRIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO - Em 19 de abril comemora-se o Dia do Exército Brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa em 1648. O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas. 

No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do Exército era o Ministério da Guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo Ministério do Exército. A partir de 1999, criou-se o Ministério da Defesa, unindo as três forças armadas do país: Exército, Marinha e Aeronáutica.

As tropas do Exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando a responsabilidade a Aeronáutica. 

O Exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos 18 anos. Mas existem vagas para homens e mulheres.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Homenagem Laércio Trevisan Jr Fabricio Polezi

Notícias relacionadas