PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE JUNHO DE 2019

Moção ao prefeito apela por implantação do Hospital Veterinário


Programa de Atendimento Médico Veterinário gratuito visa atender animais doentes e vítimas de maus tratos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção de apelo será entregue ao prefeito de Piracicaba, Barjas Negri.



A moção de apelo 102/2019 será entregue ao prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, para que viabilize a implantação do Programa de Atendimento Médico Veterinário gratuito – Hospital Veterinário em Piracicaba. De autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), a propositura foi aprovada nesta segunda-feira (4), na 33ª reunião ordinária.

O vereador cita a importância do Poder Público de adotar medidas que viabilizem o atendimento e a produção dos animais abandonados, doentes, de abrigos e maltratados, assim como garantir a prestação de serviço médico veterinário aos animais que pertençam às pessoas de baixa renda, que não possuem condições financeiras para garantir o atendimento de seus animais.

"Muitas famílias não possuem condições financeiras para custear o atendimento médico veterinário aos seus animais, o que, infelizmente, resulta em números casos de animais doentes, porém, sem nenhum tipo de atendimento, provocando inclusive a morte destes animais", diz Trevisan.

Ainda segundo o vereador, outro grande problema é a falta de condições financeiras da população, o que inviabiliza, entre outras coisas, o acesso aos serviços médicos veterinários, incluindo castração, o que provoca falta de controle populacional de cães e gatos. "Infelizmente, muitos são abandonadas nas ruas, vítimas de maus tratos e vulneráveis a violência e morte", diz.

Na opinião do vereador, o Canil Municipal Dr. Antonio Oliveira Lobão, localizado na rua dos Mandis, no bairro Ondinhas, poderá servir para a implantação do Programa Municipal de Atendimento Médico Veterinário – Hospital Veterinário gratuito em Piracicaba. O local conta com uma unidade do Gatil, onde são realizadas em média 4.500 cirurgias de castrações por ano. Além disso, há serviços de verificação e fiscalização de maus tratos e o recolhimento de animais doentes e maltratados na cidade de Piracicaba.

Trevisan diz que a implantação já foi solicitada em inúmeras indicações, ofícios e reuniões com os gestores públicos da atual administração. "A Secretaria Municipal de Piracicaba poderá realizar um levantamento da necessidade de aquisição de equipamentos, do número de profissionais necessários, assim como, analisar e viabilizar parcerias com ONGs locais, visando oferecer consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações para cães e gatos na cidade", diz.



Texto:  Fernanda Rizzi
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas