PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE JANEIRO DE 2021

Mesa Diretora recebe Instituto Conespi e define ações


Desenvolvimento econômico, desemprego, medidas para o combate à pandemia e valorização dos servidores públicos estiveram na pauta.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (6 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (7 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (8 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (9 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (10 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (11 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (12 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (13 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (14 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (15 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (16 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (17 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (18 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (19 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (20 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (21 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (22 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (23 de 25) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (24 de 25) Salvar imagem em alta resolução

Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Câmara

Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Câmara
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (25 de 25) Salvar imagem em alta resolução

Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Câmara

Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Câmara
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Câmara



Vereadores que compõem a Mesa Diretora da Câmara receberam na manhã desta quarta-feira (20) o Instituto Conespi, que reúne 28 sindicatos com atuação em Piracicaba, os quais, juntos, representam 150 mil trabalhadores da ativa e aposentados. Na pauta das discussões, além da exposição dos objetivos da atuação da entidade, esteve a preocupação com o enfrentamento da crise sanitária do coronavírus, que afeta diretamente o mundo do trabalho e a geração de emprego e renda na cidade.

Também com destaque, o Instituto Conespi expôs à Mesa Diretora a preocupação com a valorização dos servidores públicos, em especial da área da saúde, esgotados com o excesso de trabalho e a tensão gerada pela pandemia. Conduzida pelo presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadana), a reunião teve a presença do vice-presidente, Acácio Godoy (PP), da primeira-secretária, Ana Pavão (PL), do segundo-secretário, Pedro Kawai (PSDB), e de Thiago Ribeiro, suplente de vice-presidente. A vereadora e suplente da segunda secretaria, Alessandra Bellucci (Republicanos), justificou a ausência.

O vice-presidente do Instituto Conespi e presidente do Sindicato dos Bancários, José Antônio Fernandes Paiva, explicou que a entidade "não tem bandeira políticas ou colorações partidárias" e que os organismos associados são filiados a várias centrais sindicais. "Esta pluralidade é fundamental para o fortalecimento das pautas comuns, de uma atuação coletiva e de uma inserção social em conselhos municipais para defender as demandas dos trabalhadores", declarou.

A intenção do Instituto Conespi é buscar parceria, junto à Câmara de Vereadores de Piracicaba, a fim de que seja promovido o bem-estar social dos cidadãos. "Cada sindicato tem um conhecimento mais aprofundado em determinada área; por exemplo, o sindicato dos motoristas no transporte e o sindicato dos municipais em todas as áreas da administração pública. Todos querem contribuir com os debates e as discussões que acontecem na Câmara", disse.  

Ana Pavão, que por anos trabalhou na área hospitalar, destacou a ação do Instituto Conespi, nesta semana, junto à UPA (unidade de pronto-atendimento) do Piracicamirim, onde foi realizado um ato de solidariedade aos profissionais da saúde. "Vocês não imaginam a importância deste ato, de dar uma rosa num momento tão sofrido como o que estamos passando", afirmou.

Acácio Godoy, que tem sua militância ligada ao movimento negro, disse que o Instituto Conespi sempre teve um papel fundamental de apoio e luta contra o racismo e outras pautas relacionadas aos negros. "O Conespi é uma das forças positivas que a cidade tem e, neste momento, é fundamental esta união, principalmente buscando a geração de renda", disse.

Thiago Ribeiro apontou a importância do respeito e da empatia aos servidores públicos. Pedro Kawai destacou a ligação e o respeito mútuo que há entre a entidade e o Legislativo.

FÓRUM - A fim de reunir um colegiado para as discussões que atingem os trabalhadores, o Instituto Conespi sugeriu a formulação de um fórum que vise fomentar ações que colaborem com a geração de emprego e renda na cidade. A ideia é integrar as entidades nas discussões abrigadas pela Câmara, de forma democrática e consultiva, contribuindo com conteúdos e decisões.

Osmir Bertazzoni e José Valdir Sgrigneiro, respectivamente diretor-financeiro e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, pontuaram fatos que envolveram o vereador Fabrício Polezi (Patriota) e que motivaram pedidos de cassação junto ao Legislativo. "Compreendemos que naquele momento não havia os elementos necessários para o encaminhamento do pleito e respeitamos a decisão da Câmara", disse, informando que a entidade dará prosseguimento à ação jurídica em outras instâncias.

Gilmar Rotta destacou que, desde seu primeiro mandato como presidente, "a determinação é a abertura da Casa a todos os movimentos", sendo eles críticos ou não ao próprio Legislativo. "Continuaremos atuando desta forma, com transparência e diálogo, fortalecendo a atuação de todos os vereadores e ouvindo a sociedade", declarou.

O presidente garantiu também que todos os mecanismos possíveis para contribuir com a discussão e a elaboração de políticas que visem enfrentar a crise gerada pela pandemia da Covid-19 em setores da economia serão utilizados.



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Emprego e Renda Gilmar Rotta Pedro Kawai Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Thiago Ribeiro

Notícias relacionadas