PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE OUTUBRO DE 2021

Mês da Consciência Negra terá série de atividades on-line na Câmara


Eventos serão promovidos pela Escola do Legislativo durante todo o mês de novembro.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Todos os eventos acontecerão via plataforma Zoom e Youtube.



Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Escola do Legislativo Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon, da Câmara Municipal de Piracicaba, promoverá durante o mês de novembro uma série de atividades on-line sobre essa temática. Com direito a certificado de participação, as oficinas acontecerão via plataforma Zoom e serão transmitidas simultaneamente pelo canal do YouTube da Escola.

Para abrir as atividades, no dia 3 de novembro, das 14h às 16h, será realizada a roda de conversa "Presença negra e sua representatividade no teatro". O evento terá como mote a ampliação da diversidade racial nas artes e terá como facilitadores Antônio Chapéu, ator e diretor teatral do do Núcleo Universitário e Cultura (NUC) da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba desde 1987; Eva Prudêncio, atriz de teatro e ex-integrante da Companhia Estável de Teatro Amador (Ceta); a atriz, figurinista e produtora cultural piracicabana, Thaís Dias, e Wellington Camargo, ator e produtor pela companhia teatral Ronaumrose. A conversa será mediada pelo jornalista Rodrigo Alves, chefe do Departamento de Comunicação Social da Câmara. As inscrições, que já estão abertas e seguem até o dia 02 de novembro, podem ser feitas neste link.

Já no dia 11 de novembro, das 14h às 16h, acontece a roda de conversa: "Samba de Lenço e Batuque de Umbigada: preservação, difusão e perpetuação dessa importante tradição cultural afro-caipira". O evento propõe-se a discutir maneiras de preservar, difundir e perpetuar os aspectos históricos, sociais e culturais dessa importante tradição afro-caipira, presente em Piracicaba e outras localidades.

Os facilitadores convidados são Antônio Filogênio De Paula Junior, filósofo, mestre e doutor em educação e membro do Grupo de Batuque de Umbigada e do projeto-empresa Casa de Batuqueiro; Ediana Maria De Arruda Raetano, conhecida como Edi, que é batuqueira e arte-educadora em Piracicaba; a pesquisadora, educadora e fazedora de cultura, Natalia Puke, graduada em Filosofia pela Unimep e mestre em Educação pela Unesp; e também Vanderlei Benedito Bastos, pesquisador das tradições de origens africanas preservadas na região de Piracicaba, membro iniciado na tradição do Batuque de Umbigada (tradição oral), músico percussionista, membro e fundador do Projeto Casa de Batuqueiro. A mediação também fica por conta do jornalista Rodrigo Alves. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro, clicando aqui.

“Anemia Falciforme e a População Negra”, este será o tema do terceiro encontro que acontecerá no dia 17 de novembro, das 14h às 16h.  A proposta é abordar a origem da doença e as características dessa enfermidade que acomete, majoritariamente, a população negra. Como facilitador, estará presente Carlos Alberto Alves Damacena, advogado e servidor do Setor de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Piracicaba, e que convive com a anemia falciforme. As inscrições vão até o dia 17 de novembro e, para participar, basta clicar neste link.

Para encerrar as atividades, no dia 25 de novembro, das 14h às 16h acontece a palestra: "A presença do negro da política piracicabana: passado, presente e futuro". A discussão será em torno dos aspectos históricos e sociais da presença do negro no passado e no presente da política piracicabana, bem como a necessidade constante de mecanismos geradores de inclusão, objetivando um futuro com mais diversidade no cenário político local.

O tema será discutido por Acácio Godoy (PP), vereador, empresário, líder comunitário de movimento culturais e religiosos, com atuação em defesa dos direitos civis, principalmente do povo negro; por Antônio Messias Galdino, advogado, jornalista e professor, e que já foi vereador por vereador por duas vezes, de 1973 a1978 e de 1979 a 1983; pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), empresário e administrador de empresas, que entre outubro de 2006 e junho de 2012 foi diretor do Centro Cultural na Estação da Paulista;  e também pelo vereador Thiago Ribeiro (PSC), que iniciou sua trajetória na vida pública como líder comunitário e trabalhou como educador e assessor de gabinete do prefeito na gestão 2013-2016.  As inscrições seguem até 24 de novembro, e podem ser feitas neste link.



Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas