PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE NOVEMBRO DE 2022

Médico e ex-atleta recebe, nesta sexta, título de Cidadão Piracicabano


Rafael Guena Jardim de Camargo, médico oftalmologia e ex-nadador com diversas conquistas nacionais e internacionais, será homenageado pelo Legislativo piracicabano



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Entrega do Título de Cidadão Piracicabano ao médico oftalmologista Rafael Guena Jardim de Camargo será realizada na noite desta sexta-feira (25), em cerimônia no Salão Nobre da Câmara



O médico oftalmologista e ex-nadador Rafael Guena Jardim de Camargo receberá, na noite desta sexta-feira (25), o “Título de Cidadão Piracicabano”, honraria concedida a pessoas não nascidas na cidade, mas que contribuem para o seu desenvolvimento.

A cerimônia de entrega da honraria, de iniciativa da vereadora Ana Pavão - proposta por meio do projeto de decreto legislativo 27/2022 e ratificada em Plenário por meio do decreto legislativo 31/2022 - , será realizada no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, localizado no primeiro andar do prédio principal da Câmara Municipal de Piracicaba.

"Rafael nasceu em 28 de janeiro de 1977, na Capital de São Paulo. Porém, reside em Piracicaba desde seus primeiros dias de vida, já que a cidade havia sido escolhida por seus pais pela qualidade de vida. Ao completar 5 anos, iniciou o exercício esportivo, no Clube de Campo de Piracicaba, praticando natação", traz o texto do projeto de decreto legislativo que, na sequência, destaca uma série de conquistas do homenageado ao longo de 15 anos no esporte, como por exemplo o Mundial Junior 1996 – Spool , na Finlândia, do vice-campeonato Sul-Americano, em 1995, e de quatro campeonatos brasileiros.

"No ano de 2003, se formou na faculdade de medicina da USP – Ribeirão Preto, após seis anos, de muito empenho e dedicação aos estudos. Em busca de aprimorar seus conhecimentos, iniciou no mesmo ano, uma residência médica no Hospital das Clínicas em Oftalmologia, se especializando em doenças relacionadas a córnea e catarata, até o ano de 2008", traz a propositura.

O médico Rafael Guena Jardim de Camargo, após o término de sua especialização, participou da montagem do Banco de Olhos do estado de Mato Grosso, realizou o primeiro transplante de córnea do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba e tornou-se, na sequência, chefe do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, além de também compor equipes especializadas em outras instituições médicas da cidade.

"Está à frente do projeto “Olhar Sempre“, desde o ano de 2012, uma Organização Social que realiza cirurgia de catarata e atendimento oftalmológico a pessoas em situação de vulnerabilidade, em parceria com o setor público e privado. Esta, possibilitou a parceria firmada com a prefeitura de São Pedro, colaborando com a reestruturação da Santa Casa de São Pedro, realizando desde 2012 mais de 11 mil cirurgias de catarata para pacientes da rede pública", informa o texto do decreto legislativo que concede honraria.

O homenageado é também responsável pela estruturação, ao lado da médica Carolina Aloisi, do Hospital de Olhos de Piracicaba, "projeto que atende todas as especialidades da Oftalmologia, tanto na parte clínica como cirúrgica" e igualmente realiza diversos trabalhos sociais voltados ao atendimentos e suporte oftalmológico de crianças em idade escolar e de pessoas em situação de vulnerabilidade. 

A cerimônia de entrega do Título de Cidadão Piracicabano ao médico e ex-atleta Rafael Guena Jardim de Camargo, com início previsto para as 19h30, é aberta ao público e será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 do sinal aberto digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo) e pelas redes sociais do Legislativo piracicabano. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Ana Pavão

Notícias relacionadas