PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE JUNHO DE 2019

Medalha do Samba contempla músicos, artistas e sambistas de Piracicaba


"Medalha de Mérito do Samba Zazá Brasileira", em homenagem à Isaira Aparecida Barbosa, a ser implantada na Câmara contempla iniciativa do vereador Marcos Abdala



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Medalha do Samba contempla músicos, artistas e sambistas de Piracicaba



Projeto de decreto legislativo 20/2019, de autoria do vereador Marcos Abdala (REP), em tramitação na Câmara desde o dia 6 de junho e, que já ganhou contribuição da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), em projeto substitutivo, que deve ser apresentado em plenário nas próximas reuniões ordinárias, defende a criação da “Medalha de Mérito do Samba Zazá Brasileira”.

O projeto contempla músicos, artistas e sambistas do Município de Piracicaba, que mais se destacarem no desempenho das suas funções, durante o ano. A Medalha será entregue em reunião solene previamente determinada para este fim, nos termos do disposto no artigo 29, do decreto legislativo 32, de 14 de dezembro de 2015.

A Câmara designará uma comissão, formada por quatro membros, e integrada por assessores parlamentares e funcionários, a fim de acompanhar a seleção dos homenageados.

A comissão julgadora será presidida por membro indicado pelo vereador do decreto legislativo e, na sua impossibilidade, por pessoa designada através de votação pelo plenário.

As despesas decorrentes com a execução deste decreto legislativo ocorrerão por conta de dotações orçamentárias específicadas no projeto. 

Na justificativa da propositura, o vereador Marcos Abdala destaca a figura irreverente de Zazá, sambista e presença constante nos Projetos 14 Sambas "da vida" onde ela viverá eternamente no coração de todas as pessoas que encantou e cantou.

Em sua vida Zazá trabalhou como vendedora de cachorro-quente, cozinheira de creche e vendedora autônoma, voltou a estudar e formou-se em técnica em nutrição e dietética, trabalhando na Bioagri até seu falecimento.

Sua carreira musical foi descoberta numa brincadeira de videokê, começando vida artística como cantora no grupo “Na Palma da Mão” e depois montando o grupo Zazá & Banda, formado pelo seu filho Rafael, no violão, Bida na bateria e Cristina Andrade no baixo, com um repertório composto por mais de 500 canções.

No dia 27 de janeiro de 2008 a prefeitura de Piracicaba entregou em sua homenagem o Centro Cultural Mário Dedini - Zazá, dedicado a atividades sócio culturais.

Também foi lançado no ano de 2008 um DVD intitulado "Zazá Brasileira", de um show realizado em maio de 2007, no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”, no qual o destino impossibilitou Zazá de presenciá-lo por completo.

Marcos Abdala também comenta uma das canções que eternizaram Zazá musicalmente em Piracicaba e em nossos corações: "Não deixe o samba morrer”, composição: Edson/Aloísio, que diz:

Quando eu não puder pisar
Mais na avenida
Quando as minhas pernas
Não puderem agüentar
Levar meu corpo
Junto com meu samba
O meu anel de bamba
Entrego a quem mereça usar

Eu vou ficar
No meio do povo espiando
Minha escola perdendo ou ganhando
Mais um carnaval

Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final

Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De samba pra gente sambar.

"Zazá foi referência do samba em Piracicaba, e por essa razão, criaremos essa medalha para homenagear músicos, artistas e sambistas do município. Por toda história de luta e sucesso é que pedimos o apoio dos nobres pares para que essa homenagem seja aprovada por unanimidade", reiteor o parlamentar.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas