PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE MAIO DE 2022

Inscrições para debate sobre resíduos sólidos terminam na segunda (23)


Evento será realizado, presencialmente, na Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon"



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A gestão dos resíduos sólidos em Piracicaba será debatida em uma roda de conversa presencial na Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon". As inscrições para o evento vão até a próxima segunda-feira (23), no site da escola: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/inscricao/395.

Com duas horas de duração, a roda de conversa possibilitará o entendimento relativo ao estado da arte da gestão de resíduos com um breve panorama atual e indicará dificuldades e avanços na gestão de resíduos. A atividade será realizada no dia 25 de maio (quarta-feira), das 14h às 16h e tem como público-alvo gestores e técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias, produtores rurais, acadêmicos, membros de Colegiados de Controle Social que se vinculam à agenda pública em questão e demais interessados no tema.

A Escola do Legislativo fica localizada na Rua do Rosário, nº 833 – Centro.

Segue a programação do evento:

14h - Boas-Vindas / Abertura

14h10min - Contexto geral - Representante da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - SEDEMA

14h30min - Debate específico

Dr. AYRI SARAIVA RANDO - Engenheiro ambiental, especialista em BPM, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e Doutor em Engenharia Civil (Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais). Atuou em políticas e projetos de mitigação às mudanças climáticas, REDD+, gerenciamento dos recursos hídricos, pagamentos por serviços ambientais, proteção e defesa civil, aprimoramento da logística reversa de resíduos sólidos, gestão de unidades de conservação, participação social e transparência pública. Atualmente, é pesquisador do Observatório da Governança das Águas do Brasil e assessor parlamentar do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”.

14h40min - Desafios e oportunidades a partir do Novo Marco Legal

JOSÉ FERREIRA ASSIS - Graduado e Mestre em Engenharia Civil, Especialista em Gestão Ambiental. Atua na CETESB desde 1977 quando ingressou com Estagiário, passando a funcionário efetivo, permanecendo até o presente, ocupando o cargo de Gerente de Agência desde 2015. Inicialmente na Agência Ambiental de Americana e atualmente na Agência Ambiental de Piracicaba.  Participa do Comitê de Bacias – CBH-PCJ, representando a CETESB em Câmaras Técnicas e atualmente no Plenário do Comitê. Atua como representante da CETESB em Câmaras Ambientais, sendo atualmente Secretário Executivo da Câmara Ambiental da Indústria Têxtil. Foi docente no Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental da ESALQ e de Especialização em Gerenciamento em Recursos Hídricos oferecido pela FUMEP.

15h - Debate específico - Dr. AYRI SARAIVA RANDO.

15h10min - Análise crítica, pesquisas e desenvolvimento

Profa. Dra. ADRIANA MARIA NOLASCO - Diretora Executiva em empresa no ramo de Engenharia e Sustentabilidade. Professora Sênior - ESALQ/USP. Professora - Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais da ESALQ/USP. Professora Visitante - Center for Renewable Carbon, University of Tennessee. Mestre em Arquitetura (EESC/USP); Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental (EESC/USP); Pós-doutorado (University of Tennessee). Autora de mais de 200 publicações. Atua nas áreas de gestão de resíduos sólidos, inovação tecnológica para valorização de resíduos, economia circular e ESG junto a prefeituras municipais, indústrias, cooperativas de reciclagem, ONGs, Ministério Público do Estado de São Paulo e CETESB.

15h30min - Dúvidas, perguntas, considerações e complementações - Dr. AYRI SARAIVA RANDO .

16h - Encerramento

 

 


Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas