PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE ABRIL DE 2021

Indicações pedem prioridade de vacina a pessoas com deficiência


André Bandeira encaminhou proposituras ao Executivo e também inclui antecipação a quem apresenta comorbidade.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB), em duas indicações ao Executivo, pede prioridade da vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com deficiência e também para quem apresenta comorbidades. A avaliação do parlamentar é que estes grupos correm mais risco de agravar a doença, o que justifica a antecipação na imunização.

Na indicação 1748/2021, o vereador destaca que, ao solicitar a prioridade para pessoas com deficiência, não se trata de “privilégio”, mas que a previsão está na própria LBI (Lei Brasileira de Inclusão), “que é bem clara”, aponta, e não difere priorização e/ou vulnerabilidade e grau de comprometimento implicado. “Essa questão é sobre incluir todos”, defende.

A LBI estabelece o atendimento prioritário às pessoas com deficiência observando os protocolos médicos, assegurando atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade por intermédio do SUS, que garante o acesso universal e igualitário, sem esquecer da prioridade nas campanhas de vacinação.

Ainda na indicação, o parlamentar lembra que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 já trouxe critérios para vacinação por etapas e deu prioridade às pessoas com deficiências nas ocasiões em que o quantitativo de doses distribuídas não forem suficientes para cobrir o grupo do chamamento. “A vacinação é processo complexo e demorado, sendo necessário definir regras parar proteger os mais vulneráveis”, diz.

Na indicação 1749/2021, o pedido é que o Executivo inclua pessoas com comorbidades no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. A consideração é que o Estado de São Paulo vem batendo recordes diários de mortes em decorrência da pandemia e que Piracicaba também mantém elevado número de contaminados e de mortos, sendo que a pandemia vive seu momento mais grave desde seu início.

“É urgente a vacinação, principalmente de pessoas mais vulneráveis. Dentro do critério de priorização, com o número de doses que temos, o ideal é vacinar sempre os que tem o maior risco”, relata.

Bandeira ressalta que os pacientes que têm comorbidades, especialmente as que levam a uma maior mortalidade, devem ser vacinados antes de as pessoas de outros grupos, que apesar de terem risco de se infectarem, compreendem um risco menor de morte.

Entre as doenças que fazem parte da lista de comorbidades, segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), estão diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão, problemas de coração, doença cerebrovascular, doença renal crônica, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down, HIV e cirrose hepática.

"A vacinação de pessoas com comorbidades deve ser escalonada e começar pelos doentes mais vulneráveis à Covid-19", enfatiza.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde André Bandeira

Notícias relacionadas