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26 DE DEZEMBRO DE 2020

Gestão da Câmara garante devolução de R$ 8 milhões aos cofres públicos


Estruturação iniciada em 2019 mudou processo e setores, melhorando o controle de gastos e otimizando o funcionamento da Casa



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba devolveu aos cofres públicos, em 2020, próximos a R$ 8 milhões, como resultado da economia gerada durante o ano. O número é resultado de uma série de mudanças promovidas pela gestão do presidente Gilmar Rotta (CID), que assumiu a Casa em janeiro de 2019, como compromisso da Mesa Diretora que encerra seu mandato dia 31.

Metade do valor foi antecipado ainda no primeiro semestre e utilizado para o combate ao Covid 19 em Piracicaba, permitindo a estruturação do sistema ainda no início da pandemia, totalizando R$ 4.050.000,00. Nesta semana, foram devolvidos ao cofre geral do município R$ 3.982.185,22, possíveis pelo avanço de ações administrativas iniciadas em 2019 e consolidadas neste ano.

Segundo Rotta, uma das suas primeiras preocupações ao assumir a presidência foi reunir num único setor todas as compras realizadas pela Câmara que, antes, eram realizadas por setores afins como almoxarifado, contratos e administração. “Criamos e estruturamos o setor de compras, possível pela vinda de servidores via concurso público realizado em 2019”, explica o presidente.

Em 2020, a economia gerada ocorreu devido a diversos fatores, conforme informa o diretor de administração, Mauro Rontani. Em 2019, obras estruturais foram realizadas o que permitiu que, em 2020, fossem economizados 100% dos recursos em obras e instalações. Também foram economizados, relação ao ano anterior, 86% dos recursos em qualificação, com o cancelamento de 19 cursos previstos para 2020 devido à pandemia.

O planejamento para manutenção dos imóveis e móveis da Câmara garantiu uma redução de 8% em serviços de manutenções como manutenção de veículos e equipamentos. Outro ponto que gerou economia foi a redução em 80% nas diárias de viagens e em 75% quanto a locomoção. A redução em 54% na execução de horas extras pelos servidores devido ao revezamento e sistema home office também contribuiu para o valor devolvido.

Houve ainda a redução de 49% dos gastos com material permanente e 10% com material de consumo. “Esta redução foi possível devido ao fechamento do refeitório, que consumia um tempo significativo para execução de mais de 80 licitações por ano para aquisição dos mantimentos”, explica Gilmar que garantiu a manutenção do benefício aos servidores com o fornecimento de vale refeição. “O novo sistema garantiu uma economia de R$ 500 mil por ano aos cofres públicos”, explicou.

TRANSPARÊNCIA – Além da preocupação o correto uso do erário, foram aprimoradas as ações de transparência pública relacionas aos gastos da Casa. Em março de 2020, foi aprovada a Resolução 3/2020, de autoria da Mesa Diretora, com o objetivo de ampliar a transparência nas contratações de serviços de reformas.

A norma possibilitou a contratação de reformas pela modalidade de pregão presencial, excluindo da modalidade serviços de engenharia e arquitetura, ampliando a participação para estas contratações.

Para Gilmar Rotta, todos os resultados dos últimos dois anos concluem os compromissos assumidos pela Mesa e tiveram o envolvimento e comprometimento dos vereadores e servidores da Câmara. “Grande parte das soluções implantadas foram propostas pelos próprios servidores quando receberam as metas a serem buscadas. Num ano difícil que tivemos, nada deixou de ser realizado e todos demonstraram seu empenho em melhorar cada dia mais a gestão da Casa”, finalizou.

 



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Câmara Gilmar Rotta

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