PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE ABRIL DE 2020

"Fique em Casa com Cultura" traz Aninha Barros, nesta quinta


Trajetória artística da cantora pode ser conferida nesta quinta-feira (16), na série de sete publicações do Departamento de Comunicação, com enfoque no legado cultural



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Aninha Barros ganha destaque no Facebook da Câmara



Parte do legado cultural da cidade, incluindo manifestações populares e expressões artísticas, na pintura e fotografia podem ser conferidos todas às quintas-feiras, às 19 horas, na série "Fique em casa com cultura", em série disponibilizada pelo Departamento de Comunicação da Câmara, no seu acervo de audiovisuais, com o respaldo da Mesa Diretora, sob a presidência de Gilmar Rotta (CID), que também destaca trabalhos dos demais parlamentares. 

"Quando a recomendação dos especialistas da área da saúde é ficar e casa, a Câmara encontrou uma alternativa para aproveitar dos benefícios das novas tecnologias e que, ao mesmo tempo, difunde a arte e contribui para que as pessoas tenham uma agenda alternativa, mesmo de casa", diz o vereador Gilmar Rotta.

A primeira edição, das sete publicações foi levada ao ar nesta última quinta-feira (9) e mostrou o trabalho do saudoso Ambrósio Caldeira, o Mestre Ambrósio, que recebeu da Câmara, em 7 de maio do ano passado, a Medalha de Mérito Legislativo, por iniciativa da vereadora Nancy Thame (PV). Ambrósio inspirou o cordão carnavalesco que leva seu nome desde 2009 na região da Rua do Porto e morreu em 19 de junho de 2019, aos 88 anos.

A consideração é que a cultura piracicabana mereceu homenagens da Câmara de Vereadores de Piracicaba em diferentes ocasiões.

Agora, diante da recomendação de distanciamento social para a prevenção ao coronavírus (Covid-19), o Departamento de Comunicação apresenta seu acervo audiovisual, em uma série de posts nas redes sociais.

Ao todo foram selecionadas sete produções, que serão postadas no Facebook oficial da Câmara de Vereadores de Piracicaba, sempre às 19h das quintas-feiras. 

No dia 16 de abril, será publicado o vídeo que mostra a trajetória da cantora Aninha Barros, nascida em Cândido Mota e que possui um trabalho em prol do samba na cidade. Ela foi uma das artistas homenageadas pela Câmara, em 1ª de agosto do ano passado, quando recebeu o Título de Cidadã Piracicabana, por iniciativa do vereador Gilmar Rotta (CID).

Também das homenagens feitas pela Casa de Leis em 2019, está a concessão do Título de Cidadã Piracicabana à maestrina Cíntia Annichino Pinotti, em 23 de outubro, pelo vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB).

A postagem está programada para 23 de abril e valoriza, por meio de depoimentos, o trabalho de Cíntia como regente titular e diretora artística da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e como regente e coordenadora das turnês com o Grupo Vocal Luiz de Queiroz.

Em 30 de abril, a postagem será sobre a trajetória artística de Marco Antonio Abreu Moraes, idealizador do grupo piracicabano Saxanagem e da Pirajazz Band, além de fundador e saxofonista dos grupos Sopro com Batuque e do Quarteto Piracicabano de Sopro.

Em 2019, ele recebeu da Câmara de Vereadores de Piracicaba o título de "Piracicabanus Praeclarus", por iniciativa do vereador Maestro Jonson.

Conhecido principalmente pela atuação como artista plástico, com talento reconhecido no Brasil e no exterior, Palmiro Romani é tema do vídeo que será postado em 7 de maio. Também músico e escritor, ele foi homenageado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) com o Título de Piracicabanus Praeclarus, em 17 de maio do ano passado. 

A série de postagens sobre a cultural local também traz um vídeo sobre a reunião solene do Dia Municipal do Luthier, promovida pela Câmara em 13 de setembro, pelo vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (CID), e que destacou a atuação de Antonio Augusto Vechine, Beto Nalin, Waldir Belluco, Marcelo Correia Leite, Daniel Dobre e Jonas Delamuta. A postagem estará disponível em 14 de maio.

Haverá ainda, em 21 de maio, um vídeo sobre a paixão pela fotografia, que destaca a atuação de Helder Prado, conhecido como o Pescador de Imagens. Natural de Campinas, o fisioterapeuta é docente e coordenador do curso de especialização em ergonomia da Fatep. A homenagem a ele foi entregue em 7 de maio do ano passado, pela vereadora Nancy Thame, com o Título de Cidadão Piracicabano.

SERVIÇO - para quem deseja assistir diretamente os sete vídeos no YouTube, basta digitar na busca da rede de vídeos a expressão "Comunicação Câmara de Vereadores de Piracicaba". Também é possível recorrer a este link. O canal foi disponibilizado pelo Departamento de Comunicação e conta com 220 produções audiovisuais.

Leia mais

Cantora Aninha Barros torna-se 'Piracicabana' nos 252 anos da cidade



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939 Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cultura Gilmar Rotta Pedro Kawai Jonson Oliveira Nancy Thame Valdir Marques

Notícias relacionadas