PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE MARÇO DE 2021

Fim das inscrições ao ciclo de palestras do artista de teatro


Termina nesta quinta (25) as inscrições aos módulos I e II e na sexta (26), aos módulos III e IV, do ciclo de palestras que aborda a vida do artista de teatro do interior



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Fim das inscrições ao ciclo de palestras do artista de teatro



A Escola do Legislativo, Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon, da Câmara de Vereadores de Piracicaba promove evento que analisa a vida do artista de teatro que vive e trabalha no interior, construída a partir de vértices do autodidatismo até a graduação em universidades.

O ciclo está dividido em quatro módulos e abordará a temática: "A formação da(o) artista de teatro no interior", nos módulos I e II, em palestra do dia 29, segunda-feira, das 15 às 17 horas. As inscrições começaram na segunda-feira (8) e prosseguem até esta quinta-feira, dia 25 de março.

E para os módulos III e IV, em temas sobre a formação e a iniciação teatral a partir de cursos livres e grupos amadores, consecutivamente, as inscrições também começaram na segunda-feira (8) e só se encerram no dia dia 26 de março, sexta-feira. A palestra acontecerá na terça-feira (30), das 15 às 17 horas.

A palestras acontecem via on-line, pela plataforma Zoom. O evento é totalmente gratuito e os interessados podem preencher o Formulário de Inscrições ao módulo desejado. As discussões estão inseridas no eixo temático da cidadania. O público alvo é o artista de teatro e os demais interessados no assunto.

Serão avaliados a formação profissional das(os) artistas de teatro que vivem e trabalham no interior, construída a partir de vários vértices, partindo do autodidatismo até a graduação em universidades. As razões são mais variadas e incluem desde falta de possibilidades de se deslocarem para outros centros nos quais o acesso às formações superiores é mais fácil até mesmo a escolha de se manter em suas cidades de origem e construir o processo de formação através da prática.

O ciclo de palestras trará a experiência de artistas de teatro atuantes em Piracicaba que tiveram formação diversificada, no intuito de que essas experiências sirvam de referência para as(os) jovens artistas piracicabanas(os). As atividades focam o Dia Internacional do Teatro, comemorado no dia 27 de março.

No tema I: O curso técnico como formação da(o) artista de teatro, o palestrante será Ricardo Araújo - ator e diretor de teatro. Atualmente é docente no curso técnico em Teatro do SENAC Piracicaba, foi diretor artístico da Companhia Estável de Teatro de Piracicaba, formação em Pedagogia e Licenciatura, pós graduação em Tecnologia da Aprendizagem.

E, no tema II: O curso universitário como formação da(o) artista de teatro, tendo como palestrante: Paula Ibañez – Atriz, diretora teatral e doutora em Artes da Cena pela Unicamp, tem experiência na docência e em pesquisa relacionada às artes da presença. É membro do grupo de estudos interculturais das Artes da Presença - Unicamp.

Já no tema III: A formação autodidata, o palestrante será Romualdo Sarcedo - ator profissional, autor, diretor e produtor teatral. É responsável pela Cia. Roma Produções Artísticas. Atuou em mais de 40 espetáculos desde 1984, com viagens ao exterior, prêmios e trabalho na área de teatro direcionado às escolas. Realizou diversos projetos no setor público e privado nas áreas de educação ambiental, saúde e trânsito.

E, no tema IV: A iniciação teatral a partir de cursos livres e grupos amadores, tendo como palestrante: Fátima Monis – Formada em jornalismo pela Unimep e Artes Cênicas pela Unicamp. Mestre pela faculdade de Educação Física da Unicamp. Licenciatura em Artes pela Claretianas. Foi professora do curso técnico de Teatro no Conservatório Carlos Gomes, do curso técnico de Teatro no Senac Piracicaba e orientadora de Artes Cênicas do SESI Piracicaba.

O curso online será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom (os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp) e também pelo Canal da Escola no YouTube, através do link:

https://www.youtube.com/channel/UCof7kyatk6Sz4xk7lhYc4xQ

 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas