PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE OUTUBRO DE 2013

Fábrica de refrigerantes Orlando será homenageada pela Câmara


Homenagem será pelos 100 anos da empresa.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai



A marca de refrigerantes Orlando, receberá moção de aplausos da Câmara pelos 100 anos de fundação completados em 2013. A iniciativa é do vereador Pedro Kawai (PSDB) e foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira, 14.

Fundada em 27 de fevereiro de 1913, a fábrica de refrigerantes Orlando chegou a Piracicaba quando a cidade sofria com o fim do ciclo do café e com a queda de preços da cana-de-açúcar.

Nessa época, a economia da cidade havia se estagnado e, empreendedores como o fundador Vicente Orlando, ajudaram a cidade a se tornar uma das primeiras do país a se industrializar.

Vicente sempre teve auxílio de sua família na gestão da empresa. Os filhos Maria, Rosa, Philomena, Ermelinda, Caetano, José e Inês trabalharam na fábrica e, de alguma maneira, contribuíram para o fortalecimento dos refrigerantes Orlando na cidade e região.

Entre os produtos mais comercializados pela empresa, destacam-se a Gengi-birra, um refrigerante feito com limão e gengibre e a Etubaína. Com a base de banana, pêssego, pêra e morango, a Etubaína caía no gosto dos piracicabanos no início dos anos 20.

No final da década de 50, a Fábrica de Bebidas Orlando faturou o 1º lugar na “Consulta de Opinião Pública” realizada na cidade pelo Jornal de Piracicaba, Rádio Difusora e pelos extintos Diário de Piracicaba e Rádio Voz Agrícola do Brasil.

A fabricação própria findou-se em 1987, mas a força da marca Orlando, sob a administração de Renato Orlando, continua até os dias atuais com demanda crescente da Etubaína e da Gengi-birra.



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154 Airan Prada


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas