PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE SETEMBRO DE 2020

Ex-professor da Unimep será homenageado com denominação de via


Localizada no loteamento Terras di Treviso, no Santa Rita, via receberá nome de "Francisco Negrini Romero".



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Por meio do projeto de lei 56/2020, via pública localizada no loteamento Terras di Treviso, no Santa Rita, receberá denominação de "Francisco Negrini Romero". A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (3), durante reunião extraordinária.

Francisco Negrini Romero, nascido em 3 de dezembro de 1944, em Santo André (SP), migrou a Piracicaba em 1983, contratado pela Universidade Metodista de Piracicaba para desenvolver programas de educação popular.

Filho de pais operários, ainda jovem, para manter seus estudos, trabalhou como engraxate em marcenarias e teve intensa atuação no movimento estudantil nos anos de 1950. Formado em contabilidade, Chico, como era mais conhecido, teve forte militância política e educativa nos tempos da ditadura militar.

Visando ao crescimento profissional, transferiu-se inicialmente para o interior de Goiás, onde durante um tempo trabalhou com dom Pedro Casaldáliga, orientando e organizando as populações mais pobres daquela área. 

Com o recrudescimento da perseguição política, Chico acabou se exilando e durante anos viveu em países como Chile, Panamá e França, sempre envolvido em projetos de educação popular junto a indígenas ou a populações mais carentes. Viajou, ainda, a países como Honduras, México, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica e Colômbia para assessorar projetos específicos, muitos deles ligados à Igreja Católica e à Instituição Fé e Alegria.

Nesse período, conheceu e conviveu com algumas das principais lideranças brasileiras no exílio que lutaram para o restabelecimento da democracia no Brasil.

Fixando-se em Piracicaba com a família em meados de 1983, Francisco pôde atuar durante mais de 30 anos junto aos menos favorecidos, aos sem-terra, a moradores da periferia, em assentamentos provisórios, em projetos de habitação e ensino popular e em saúde e educação, alfabetizando adultos e crianças e fortalecendo a metodologia de Paulo Freire, os conceitos do cooperativismo e a luta pelo uso social da terra.

Sua liderança era reconhecida em muitos núcleos periféricos da cidade e movimentos sociais. Mais tarde, trabalhou em programas governamentais que adotaram parcerias com a universidade, formando centenas de profissionais, levando estudantes para conhecer várias partes do Brasil através do "Comunidade Solidária", chegando, inclusive, a trabalhar em projetos de educação de adultos em Moçambique e também em Rondônia, com o projeto Rondon.

Ao se afastar da Unimep, em dezembro de 2011, Francisco foi amplamente homenageado pela instituição. Morreu em 3 de janeiro de 2020, aos 75 anos.



Texto:  Raquel Soares
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas