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21 DE NOVEMBRO DE 2018

Estudo contribui com “olhar crítico” sobre Escola do Legislativo


Nancy Thame apresentou, na tarde desta quarta-feira (21), trabalho de conclusão de curso em pós-graduação na Esalq/USP



EM PIRACICABA (SP)  

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Diretora da Escola do Legislativo da Câmara, a vereadora Nancy Thame (PSDB) detalhou a atuação à frente do órgão, na tarde desta quarta-feira (21), ao apresentar TCC no curso de especialização “Educação Ambiental e a Transição para Sociedades Sustentáveis” do OCA - Laboratório de Educação e Política Ambiental, no Departamento de Ciências Florestais, da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”).

“É uma oportunidade incrível para que a gente possa mostrar a atuação da Escola de uma forma mais estruturada e científica, e tendo um olhar crítico, além de tudo, é possível aproveitar o conhecimento que está na academia”, avalia. “Essas contribuições contribuem para a nossa melhoria e, por mais que a gente tenha feito, a gente sabe que dá para fazer mais”, destaca.

No estudo, ela destacou a importância da Escola em contribuir com a ampliação do diálogo com sociedade a partir de um novo olhar sobre a atuação da Câmara. “Neste contato, acaba se criando a possibilidade de construção da ação política e estimula valores para repensar a cidade, sobretudo em momento tão desafiador como vivemos”, diz.

Criada pelo Decreto Legislativo 63/2014, a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba passou a funcionar em janeiro de 2017, quando Nancy Thame assumiu a direção, e desenvolve ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização do corpo técnico, o que inclui servidores e vereadores.

Entre janeiro de 2017 e outubro de 2018, período analisado no TCC, participaram 49 docentes voluntários, o que envolveu parceria de cooperação técnica com 17 instituições, tendo oferta de 152 atividades, entre cursos, palestras, seminários, debates e rodas de conversas, alcançando um público 5113 pessoas. Nestes eventos, foram arrecadados e distribuídos 1.188 litros de leites a 12 entidades credenciadas.

A bancada avaliadora foi formada pela orientadora Erica Speglich, da OCA; por Andréa Gozzetto, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e por Eliane Tadeu Terci, professora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP.

“A Escola do Legislativo é um grande acontecimento em termos de cidadania, porque ela diminuiu a distância entre representante e representado”, avalia Andréa. Ela ponderou, no entanto, sobre a criação de novos projetos de formação tanto para professores quanto para conselheiros municipais, assim como destacou a importância de um planejamento pedagógico transversal para a definição dos temas dos cursos.

A professora Eliane Terci ressalta que o TCC pode ser ampliado para estudos ainda mais aprofundados sobre como o trabalho da Escola do Legislativo impacta na sociedade. “Tem muita coisa, academicamente falando, para explorar sobre o assunto”, acredita.

Nancy destaca que o TCC – avaliado com a nota 10 – é “um estudo em aberto”, já que, agora disponível na Biblioteca da USP, poderá estimular outros estudos relacionados a Democracia Participativa e ampliação do uso dos espaços públicos institucionais. “A Escola é sempre uma agenda propositiva e as pessoas têm sido bastante acolhedoras”, conclui.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Tópicos: LegislativoNancy Thame

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