PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE JUNHO DE 2021

Estudante medalhista de ouro na OBA recebe moção de aplausos


Disputa da Olimpíada Brasileira de Astronomia 2020 ocorreu de maneira online



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Homenagem é de autoria do vereador Pedro Kawai

Homenagem é de autoria do vereador Pedro Kawai
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Homenagem é de autoria do vereador Pedro Kawai

Homenagem é de autoria do vereador Pedro Kawai
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Homenagem é de autoria do vereador Pedro Kawai

Homenagem é de autoria do vereador Pedro Kawai
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Homenagem é de autoria do vereador Pedro Kawai



Camila Barrilao, recém-formada no ensino médio da Escola Estadual Sud Mennucci, recebeu nesta quarta-feira (9), a moção de aplausos 13/2021, do vereador Pedro Kawai (PSDB), pela conquista da medalha de ouro na edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Na entrega, o vereador Pedro Kawai falou do exemplo bom que Camila dá aos jovens e aos estudantes do ensino médio e da valorização que trouxe para a escola pública, que merece ter reconhecimento pelo seu papel no ensino do País.

Já Camila, que esteve acompanhada do pai Manolo, não escondeu a satisfação em receber a moção, principalmente depois de um ano de muito estudo para ir bem na Olimpíada, contando sempre com o apoio dos pais e da sua escola.

Camila atualmente estuda engenharia civil na Universidade Federal da Bahia – campus Salvador e pretende dar continuidade nos seus estudos no exterior, mas com o compromisso de voltar com novos conhecimentos para ajudar o Brasil.

A competição no Brasil é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira junto às escolas previamente cadastradas na entidade. No ano passado, devido à pandemia da Covid-19, as disputas ocorreram de maneira online, em uma única etapa. Camila conquistou a medalha de ouro, depois de ter participado de outras duas edições da Olimpíada.

Após a conquista, a estudante já tem um novo objetivo: estudar ainda mais para avançar também na competição da América Latina. Cópia da moção será encaminhada para a diretora da Escola Estadual Sud Mennucci, professora Márcia Aparecida Lima Vieira.

A OLIMPÍADA - A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. E, atualmente, a Furnas também delega a comissão organizadora.

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.



Texto:  Miromar Rosa - MTB 17.063
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Homenagem Pedro Kawai

Notícias relacionadas