PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE MARÇO DE 2018

Escola do Legislativo abre inscrição para três minicursos


Plano Diretor, Justiça Restaurativa e mestre de cerimônias são temas dos eventos.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Luciano Junior, diretor do Departamento Cerimonial, conduziu minicurso sobre a profissão em 2017



A Câmara abriu inscrições, nesta segunda-feira (5), para três minicursos que serão realizados em abril. As matrículas para "Plano Diretor", "Construindo cultura de paz — Justiça Restaurativa" e "Mestre de cerimônia: a arte de falar em público" podem ser feitas pelo site da Escola do Legislativo.

Plano Diretor — Tema I será realizado em 3 de abril, das 14h às 17h, e é voltado para acadêmicos em geral (professores e alunos), lideranças comunitárias, gestores de políticas públicas, organizações não-governamentais e a sociedade civil.

O minicurso abordará os desafios dos planos diretores atuais, com a professora e arquiteta Gisela Cunha Viana Leonelli, formada em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo pela Unicamp; e o plano diretor na perspectiva da zona rural, com a engenheira agrônoma e professora Marli Terezinha Pereira, da Esalq e do Pira 21.

Construindo cultura de paz — Justiça Restaurativa traz o advogado Osmar Ventris para debater os conceitos sobre o justo, a raiva, a violência, o perdão e a compaixão, a partir de uma abordagem para a construção de cultura de paz. O palestrante também falará dos tipos, dos objetivos e das fases do círculo de paz.

O evento acontecerá nos dias 9 e 23 de abril, das 9h às 12h, na Câmara, e faz parte do ciclo de palestras do projeto "Cidadania: convivência e qualidade de vida", promovido pelo Instituto Pacto de Convivência.

Ventris passou diversas vezes pela Câmara em 2017. Por meio da Escola do Legislativo, ministrou as palestras "Conselhos municipais: exercício de cidadania""Mediação e conciliação extrajudicial""Tráfico de pessoas: sonhos transformados em tragédias""Arbitragem extrajudicial", "Inteligência emocional", "Comunicação não violenta", "Violência contra a mulher", "Direitos da pessoa idosa""Trote violento: portal dos preconceitos de gênero, etnia e social" e  "Fundamentos da Justiça Restaurativa".

Mestre de cerimônia: a arte de falar em público é ministrado pelo diretor do Departamento Cerimonial da Câmara, Luciano Junior, e voltado para cerimonialistas, assessores de comunicação, chefes de gabinete, organizadores de eventos e relações públicas.

No minicurso, o cerimonialista da Câmara abordará atributos e competências do profissional, cuidados com a voz, técnica para controlar a adrenalina, tipos de microfones, check-list, ordem geral de precedência, precedência mesa ímpar e par, formas de tratamento, roteiro, script, nominata e justificativas, aparência pessoal, postura corporal, vocabulário e situações constrangedoras.

Os participantes também farão exercício prático no workshop, que será realizado em 11 de abril, das 9h às 17h. No ano passado, o curso recebeu cerca de 80 inscrições.



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas