PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE JUNHO DE 2018

Emoção e plataformas tecnológicas marcam o Câmara Convida desta sexta


Lair Braga, vereador pelo Solidariedade, se emocionou ao contar sua trajetória de vida. Já Vitor Vencovski, da Atepi, falou sobre o projeto "Cidades Digitais".



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 10) Salvar imagem em alta resolução

"Câmara Convida" foi exibido ao meio-dia desta sexta-feira (15)

"Câmara Convida" foi exibido ao meio-dia desta sexta-feira (15)
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Câmara Convida foi ao ar ao meio-dia de hoje (15)

Câmara Convida foi ao ar ao meio-dia de hoje (15)
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Lair Braga

Lair Braga
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Durante o programa, o parlamentar se emocionou ao comentar sua trajetória de vida até ser eleito vereador

Durante o programa, o parlamentar se emocionou ao comentar sua trajetória de vida até ser eleito vereador
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Lair Braga (SD) comentou do trabalho realizado nos bairros

Vereador Lair Braga (SD) comentou do trabalho realizado nos bairros
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Câmara Convida

Câmara Convida
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Câmara Convida

Câmara Convida
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Câmara Convida

Câmara Convida
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Vitor Pires Vencovski, presidente da Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba falou sobre o projeto "Cidades Digitais"

Vitor Pires Vencovski, presidente da Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba falou sobre o projeto "Cidades Digitais"
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Lair Braga participando do programa Câmara Convida

Vereador Lair Braga participando do programa Câmara Convida
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

"Câmara Convida" foi exibido ao meio-dia desta sexta-feira (15)






O presidente da Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba) Vitor Pires Vencovski e o vereador Lair Braga (SD) foram os convidados do programa “Câmara Convida”, exibido pela TV Câmara no início da tarde desta sexta-feira (15).

“Cidades Digitais” foi o tema do primeiro bloco do programa. Recentemente a Atepi e o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) firmaram convênio que têm a finalidade de estruturar o projeto Cidades Digitais o que, na prática, proporcionará benefícios à população num médio espaço de tempo. “Esse projeto vai apoiar Piracicaba (SP) para fornecer uma série de serviços para essa nova sociedade que estamos vivendo hoje”, disse Vencovski. Na entrevista, explicou que num futuro próximo será possível fazer muitas coisas por aplicativos de celular, a exemplo do que já ocorre com transações bancárias e compras diversas pela internet. “Esta sociedade é do agora, imediatista, pois as pessoas não podem esperar alguns dias, uma semana, tudo tem que ser para o momento”, justificou. “Por exemplo: o cidadão está precisando comprar sua refeição, entra no aplicativo e faz o pedido. Em alguns minutos a pizza está na porta de sua casa”.

O presidente da Atepi lembrou que já existem alguns serviços, mas a ideia é que se estenda principalmente para o setor público. Grande parte das empresas, segundo Vencovski, poderão disponibilizar seus serviços pelas ferramentas digitais desde a contratação de um pintor, de um eletricista à solicitação de transportes.

A parceria com o Apla possibilitará que a Atepi ocupe um espaço na sede do Parque Tecnológico de Piracicaba, localizado no bairro Santa Rosa. Vencovski finalizou dizendo o “Cidades Digitais” pretende preparar Piracicaba às plataformas tecnológicas.

LAIR BRAGA – O segundo bloco do Câmara Convida foi marcado pela emoção. O vereador Lair Braga (SD), natural de Olímpia (SP), contou sua trajetória de vida até chegar a Piracicaba onde tornou-se locutor da Rádio Difusora e vereador.

Há aproximadamente 20 dias o parlamentar foi a comunidade do Cantagalo ouvir moradores. Lá, se deparou com uma série de problemas: falta de asfalto em algumas ruas do bairro, bocas-de-lobo entupidas e a ausência de rede de galerias de águas pluviais em diversos trechos. Um dos pedidos do vereador à Prefeitura é a instalação de defensas metálicas ao final da rua Mercúrio. “A rua é sem saída e, quem não prestar atenção, poderá despencar ribanceira abaixo provocando uma tragédia”, completou Braga.

Um dos defensores da revitalização da praça José Bonifácio, na área central da cidade, o parlamentar afirmou que passa diariamente pelo local e constata muitos problemas. “Os guardas-civis precisam fazer a ronda a pé, os moradores de rua precisam ser retirados e abrigados em um outro lugar. O prefeito Barjas Negri (PSDB) está sensível ao problema e nos garantiu que providências serão tomadas”.

O vereador comentou ainda das obras de asfaltamento de quatro ruas do bairro Jardim Pacaembu, nas proximidades do clube do Saudosista. “Há 13 anos os empresários reivindicavam melhorias naquelas ruas”. Por meio de emenda parlamentar do deputado federal Floriano Pesaro - atual secretário de Estado de Desenvolvimento Social -, a Administração Municipal deu início aos trabalhos de implantação de rede de galerias de águas pluviais, guias e sarjetas e, por último, a colocação da massa asfáltica num investimento de aproximadamente R$ 600 mil reais, com a previsão de término dos trabalhos ainda para este ano.

Ao final do programa, Lair Braga se emocionou ao lembrar de alguns momentos de sua vida. “Eu comecei a trabalhar com apenas seis anos de idade e, hoje, um adolescente com 16 anos não pode trabalhar. Se você tiver força de vontade e acreditar em Deus você vai vencer”, concluiu o parlamentar.

O Câmara Convida é uma produção da TV Câmara e é apresentado às sextas-feiras, ao meio-dia, e reprisado durante a programação da emissora.

(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Imagens de TV:  Paulo Soares - MTB 62.602
Reportagem de TV:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Edição de TV:  Paulo Soares - MTB 62.602


Câmara Lair Braga

Notícias relacionadas