PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE OUTUBRO DE 2020

Emdhap receberá moção de aplausos pelos 30 anos de fundação


Propositura foi aprovada nesta quinta-feira (22), na 28ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Moção foi aprovada na reunião desta quinta (22)



Criada em 1990 por meio da lei 3.238/1990, a Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) receberá moção de aplausos pelos 30 anos de fundação. A moção 116/2020 foi aprovada nesta quinta-feira (22), na 28ª reunião ordinária.

A empresa já realizou ações por meio de convênios com o Promore (Programa da Moradia Econômica), com a Mucapp (Associação Pró-mutirão da Casa Popular de Piracicaba), com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), a Cohab/BD (Companhia de Habitação Popular Bandeirante), a Caixa Econômica Federal, a Habitat para a Humanidade e o Rotary.

A Emdhap foi responsável pela criação do Conjunto Habitacional Alvorada, desenvolvido em parceria com a Caixa e a Construtora Goldfarb. O projeto, elaborado nos primeiros anos de atuação da empresa, auxiliou cerca de 1.500 pessoas que residiam em NIIH (Núcleos Informais de Interesse Social).

Dentre os empreendimentos construídos com a participação da Emdhap, destaca-se o Conjunto Habitacional Jardim Gilda, entregue pela CDHU, que beneficiou 951 famílias.

Além das construções, a Emdhap também já atuou com a instalação de rede de água e esgoto, de iluminação pública, produção de blocos e pedriscos com a reciclagem de entulho, além de reformas no Centro Cultural e de Lazer Estação da Paulista, da Casa do Frei Sigrist e do espaço físico do projeto Recriando.

Em 2003, a empresa passou a executar ações de urbanização em parceria com a Caixa, como o programa Morar Melhor, criado para promover a drenagem e pavimentação dos bairros Jardim Algodoal e Tatuapé.

No ano de 2008, a Emdhap, em parceria com a Caixa, assinou convênio para a elaboração do PMHIS (Plano de Habitação de Interesse Social), concluído em 2009, tornando-se a lei complementar 268/2011.

A moção também menciona o trabalho realizado pela empresa com o PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida), atualmente Programa Casa Verde e Amarela, e com o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) - Faixa 1,  que propiciou, a partir de 2012, a execução de três novos empreendimentos de iniciativa privada.

Até 2010, a Emdhap entregou cerca de 2.269 unidades habitacionais para famílias de baixa renda, cadastradas nos programas e que moravam em APP’s (Áreas de Risco e de Preservação Permanente).

“A Emdhap continua empenhada em desenvolver ações de Reurbs (Regularização Fundiária Urbana) nos NIIS mapeados no município, o que irá beneficiar mais 8.222 famílias, ou, aproximadamente, 26.158 pessoas. Dos 76 NIIS mapeados, oito já estão urbanizados e regularizados, atendendo 926 famílias; outros 45 NIIS estão urbanizados e em processo de regularização fundiária”, diz o texto da moção.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas