PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE AGOSTO DE 2022

Eleições: Câmara define regras a serem observadas por agentes públicos


Ato da Mesa 12/2022 tem por objetivo preservar a imparcialidade institucional da Casa



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Piracicaba divulgou, nesta segunda-feira (22), o Ato da Mesa nº 12, que define as regras a serem observadas pelos agentes públicos da Casa, em face das eleições estaduais e nacionais de 2022.

No documento, a Mesa Diretora destaca o dever democrático de imparcialidade institucional da Câmara Municipal de “não permitir, por meio das ações de seus agentes públicos, a desigualdade de oportunidade entre as candidaturas”. A base de leis para a definição das regras descritas no ato nº 12 são o Código Eleitoral, a Lei das Eleições (lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997) e as resoluções aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Considera-se período eleitoral aquele cujo início se dá três meses antes do primeiro turno das eleições, que em 2022 será no dia 2 de outubro, podendo-se estender até o segundo turno. Neste período, a divulgação de ação institucional da Câmara Municipal - decorrente de matéria protocolada e em tramitação na Casa -, e da atuação de seus agentes públicos deverá restringir-se à publicidade de atos de caráter informativo, educativo ou de orientação social, dela não podendo constar qualquer menção a candidato nas eleições estaduais e nacionais, além de símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de candidatos, autoridades ou servidores públicos.

São considerados agentes públicos da Câmara Municipal: vereadores, servidores efetivos e comissionados, estagiários e prestadores de serviço terceirizado. O ato da mesa determina que, durante o período eleitoral, os agentes públicos devem manter o foco nas atividades legislativas e parlamentares, com atenção às proposituras tramitadas em Plenário, não podendo: divulgar nomes ou autoria de projetos de candidatos estaduais e nacionais, eliminando as menções nominais nas matérias jornalísticas; e divulgar reportagem, fotografia, vídeo ou qualquer conteúdo que trate de concessão de homenagens, prêmios, entre outros, a candidato nas eleições estaduais e nacionais.

Ficam vedados aos agentes públicos afixar ou permitir a afixação de material que veicule propaganda eleitoral em toda e qualquer dependência da Câmara; distribuir ou armazenar material que contenha propaganda de candidatos, partidos políticos ou coligações nas instalações do Legislativo; e usar camisetas, dísticos, botons, broches, bandeiras e todo e qualquer material que utilize imagem, foto, símbolo de candidato ou legenda partidária.

A fiscalização quanto ao atendimento das normas previstas no Ato da Mesa caberá ao Presidente da Câmara que, ao constatar o descumprimento de qualquer dispositivo fixado no documento, determinará a imediata cessação da conduta vedada e a consequente apuração de responsabilidade.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van Marco Bicheiro Reinaldo Jose Pousa

Notícias relacionadas