PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE JUNHO DE 2019

Desafio Brasil, esperança alimentar do futuro! tem inscrições abertas


Câmara é parceira da Esalq em iniciativa, que conta ainda com a Diretoria Regional de Ensino



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Anúncio de parceria entre instituições ocorreu em 30 de maio



Estão abertas as inscrições para o desafio "Brasil, esperança alimentar do futuro!", proposto pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em parceria com a Câmara de Vereadores de Piracicaba e a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Piracicaba. A participação é aberta a cidadãos maiores de 18 anos nas categorias "Frases" e "Fotos", e a estudantes de ensino médio das escolas da rede municipal, estadual, particular e Sesi, na categoria "Redação". Regulamento, formulário de inscrição, termo de autorização e folha de redação devem ser preenchidos entre esta segunda-feira (3) e 18 de outubro, pelo site da instituição.

O tema "Brasil, esperança alimentar do futuro!" foi escolhido pela Esalq a partir da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que traz 17 objetivos e 169 metas a serem traçadas em prol da humanidade e do planeta para os próximos 15 anos, com o foco em princípios de ciência e de cidadania. Neste caso, a proposta é que a sociedade reflita sobre a segurança alimentar e o papel do Brasil no desafio mundial de alimentar aproximadamente 10 bilhões de pessoas em 2050.

O lançamento da proposta aconteceu na última quinta-feira (30), no Edifício Central da Esalq, em encontro entre o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (MDB), e o diretor da Esalq, Durval Dourado Neto, além de Rosane de Paula Felício, coordenadora do Núcleo Pedagógico da DRE, e Rosebelly Nunes Marques, coordenadora dos cursos de licenciatura em ciências agrárias e ciências biológicas da Esalq. A Câmara será o local em que ocorrerá a premiação e exposição dos trabalhos.

FRASES E FOTOS –– Nas categorias Frases e Fotos, a participação é aberta aos cidadãos maiores de 18 anos. As inscrições devem ser individuais. Cada participante poderá escrever no máximo três frases, sendo vedada coautoria, escrita em língua portuguesa, a qual deverá conter até 200 caracteres (contabilizados com espaços). Os critérios de avaliação da frase serão: adequação ao tema, criatividade, clareza de expressão, originalidade, correção ortográfica e gramatical.

A fotografia digital, colorida ou em preto e branco, deve estar em formato JPG, JPEG, RAW ou TIFF sem compressão, com tamanho mínimo de 3543 x 2362 pixels (equivalente a 30 centímetros por 20 centímetros) e resolução de 300 dpis. As fotos não devem ser manipuladas, ou seja, alteradas em programas de edição de imagens. As inscrições devem ser individuais. Cada participante poderá escrever até no máximo três fotos.

REDAÇÃO –– O desafio Redação é destinado a estudantes de ensino médio das escolas da rede municipal, estadual, particular e Sesi. A inscrição das escolas será feita de acordo com as regras estabelecidas pela Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, que é responsável pelo processo de inscrição e classificação das redações nas unidades escolares, incluindo a divulgação do projeto e a seleção dos 30 melhores trabalhos da região.

A redação, em formato de artigo de opinião ou texto dissertativo, deverá ser realizada individualmente; ser redigida em letra legível, em língua portuguesa, à caneta preta ou azul, na folha de redação disponível para download no site da Esalq; ter no mínimo 20 e no máximo 40 linhas; ser inédita e original.

Para as três categorias, as premiações serão um tablet para o primeiro colocado, fone de ouvido esporte estéreo sem fio para o segundo lugar e pendrive com capacidade de 64 gigas para o terceiro lugar.

O e-mail para envio da inscrição e documentos é o cerimonial.esalq@usp.br. O link com as informações completa pode ser acessado aqui.

 



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Gilmar Rotta

Notícias relacionadas